Quem quer ter cada vez mais resultados não pode se contentar apenas com as formações básicas de cada profissional. Aquilo que aprendemos em uma faculdade ou em um curso técnico, por exemplo, é muito importante, mas precisa ser complementado para aumentar a competitividade da empresa e a assertividade dos colaboradores. Os treinamentos são uma alternativa para isso.
Chegando na reta final de 2021, preparamos esse artigo com 4 tipos de treinamentos que podem ser aplicados na sua empresa para que você já comece o ano com foco e pensando em mais resultados para o futuro. Continue a leitura e saiba quais são as nossas dicas!
Tudo começa pela avaliação das necessidades dos colaboradores e da empresa
Todo treinamento é bem-vindo mas, para não perder tempo, o ideal é que os primeiros a serem disponibilizados sejam aqueles que resolvam as dificuldades específicas que os colaboradores possuem e também as necessidades da empresa.
Para ajudar a entender melhor, pense que o número de vendas da sua empresa caiu mas o problema não está no site, já que o número de acessos é positivo. Dessa forma, após algumas análises, provavelmente você irá perceber que o problema pode estar no momento em que o cliente fala com os atendentes/vendedores. Talvez pela falta de técnicas para vender ou problemas na comunicação, eles não estão conseguindo converter esses clientes da forma certa. Nesse caso, a melhor alternativa seria oferecer para sua equipe treinamentos que envolvem, desde um bom atendimento ao cliente, até a capacitação para técnicas de vendas.
Agora vamos falar de outros cargos e setores dentro de um negócio? Continue a leitura!
Quais são os 4 tipos de treinamento que a sua empresa mais necessita
1 – Gestão de colaboradores
A começar pelos líderes de nível médio, podemos dizer que, com a promoção oferecida no plano de carreira da empresa, é comum que esses profissionais mudem de cargo por já possuírem determinados resultados ou competências técnicas. Entretanto, muitas das vezes eles não são desenvolvidos para se relacionarem e gerirem pessoas. Alguns negócios até mesmo cobram daquele profissional que ele gere resultados com a equipe mas não dão o preparo necessário para que tudo aconteça e nisso você não pode errar.
Da mesma forma, é importante que aqueles que já ocupam cargos de liderança, mesmo que há muito tempo, se atualizem e aprendam algo diferente, afinal de contas, a gestão de pessoas necessita de um aprendizado contínuo. A Connect Horse Líderes, um dos parceiros da Paola Salgado Gestão de Carreira, tem um workshop para líderes que trabalha o autoconhecimento para auxiliar na liderança de pessoas. Clique aqui para conhecer.
Lembre-se que para cada grupo de gestores você deve oferecer um treinamento diferente, de acordo com as funções que ele executa e com o que a empresa espera dele.

2 – Resolução de conflitos
Esse sem dúvida será um dos treinamentos que mais irá reduzir o gasto de tempo dos gestores e até mesmo os níveis de estresse dentro da empresa. Todo negócio em algum momento irá passar por conflitos internos já que isso é inevitável na convivência. Para não deixar que esses problemas comuns se tornem algo prejudicial, o treinamento para a resolução de conflitos é fundamental para os profissionais.
Com as técnicas certas para controlar as pessoas, sua empresa terá bons mediadores capazes de resolver rapidamente esses conflitos sem que eles sigam adiante, causando mais estragos.
3 – Desenvolvimento e gerenciamento de projetos
Qualquer empresa que esteja em expansão precisa desenvolver e implantar projetos, tanto dentro quanto fora do negócio. Para ter projetos bem desenvolvidos, é importante que os colaboradores que estão à frente disso desenvolvam uma visão capaz de enxergar os pontos negativos e positivos de cada ação para o futuro, como aquele plano deverá estar adaptado para enfrentar diferentes mudanças, como aquilo pode trazer mais valor para a organização e, principalmente, como fazer o controle ideal de custos, tempo e riscos.
4 – Treinamentos de comunicação
Quantas vezes você já deve ter escutado frases como “mas eu não entendi assim”, “você me pediu outra coisa” ou “mas você não me explicou isso”. Se dentro da sua empresa elas são faladas a todo momento, é porque existe ali um grande problema de comunicação que é comum, mas que pode ser resolvido.
Com um treinamento sobre comunicação, tanto a empresa quanto os colaboradores irão aprender a se comunicar de forma mais objetiva e clara, garantindo que todos estejam compartilhando do mesmo raciocínio. Os ruídos que podem existir entre o emissor de uma informação e o receptor dela irão reduzir cada vez mais.
Dentro dessa necessidade de trabalhar a comunicação, também existem outros diversos tipos de treinamento e, aqueles que forem in company, por exemplo, poderão ser destinados para apresentar melhor aos profissionais os valores da empresa, tudo aquilo que ela oferece, ações sociais, os objetivos e prepará-los para representar bem a marca. Há casos onde colaboradores passam anos atuando em um negócio mas não sabem tudo que é feito ali, já que não há essa comunicação e a empresa se preocupa apenas em transmitir aquilo que está relacionado ao cargo dele. Não deixe que isso aconteça!
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