COMO TORNAR O MEU NEGÓCIO ATRATIVO PARA DIFERENTES TALENTOS DE DIFERENTES GERAÇÕES

Hoje podemos encontrar no mercado de trabalho 4 gerações, convivendo, que se diferem no modo de agir e pensar. Como cada uma delas viveu em realidades diferentes, os profissionais tendem a desenvolver um padrão de comportamento inerente a cada uma dessas gerações e para um gestor, esse pode ser um dos maiores desafios ao liderar equipes diversificadas.

Mas, você sabe exatamente quais são essas gerações e como trabalhar cada uma delas? E sabe, principalmente, como trabalhar com todas elas juntas em um mesmo time?

Neste post iremos esclarecer para vocês sobre as maiores dúvidas e dores de se trabalhar com gerações diferentes e, como fazer para se ter um bom relacionamento entre toda equipe e que ela seja unida e com bom desempenho.

O primeiro ponto, e este é crucial, é o alinhamento do propósito da sua empresa, do respeito, da empatia e da forma que os líderes comunicam com os colaboradores.

 

CONHECENDO CADA GERAÇÃO

Antes de mais nada, precisamos falar sobre cada geração:

· BABY BOOMER: nascidos entre 1940 e 1960, são profissionais mais conservadores que prezam o reconhecimento e a estabilidade no trabalho;

· GERAÇÃO X: são aqueles que nasceram entre 1960 e 1980. Eles são os precursores da tecnologia e diferente da geração anterior, começaram a se adaptar a novas formas de trabalho;

· GERAÇÃO Y (MILENNIALS): estão entre 1980 e 2000. Viveram um maior avanço tecnológico, são mais flexíveis e buscam maiores objetivos profissionais;

· GERAÇÃO Z: jovens nascidos a partir dos anos 90 que estão começando a entrar no mercado de trabalho. Estão acostumados a fazer tudo de forma virtual e interativa já que nasceram juntos com a tecnologia;

· GERAÇÃO ALPHA: estamos presenciando o início da geração Alpha que começou a partir de 2010, em uma era totalmente digital que irá gerar grandes transformações no mercado.

Conhecer sobre cada geração é importante para realizar uma boa gestão. Por isso, vamos te ajudar aprofundando mais nesse assunto.

 

 

“A EXPLOSÃO DE BEBÊS”: BABY BOOMERS

Com os soldados voltando após a Segunda Guerra Mundial muitos bebês foram concebidos nesta época e, hoje, são ainda muito atuantes no mercado de trabalho (inclusive a maioria dos donos de empresas e gestores). Muitos deles é o que chamamos de + 50.

São pessoas mais estáveis e em sua maioria, conhecidos como “workaholic”, conseguindo trabalhar por várias horas seguidas de forma mais constante e equilibrada. Possuem uma grande inteligência emocional por tudo que viveram nas suas vidas pessoais e profissionais assim, lidam mais facilmente com frustrações sendo mais auto motivados.

Eles sabem o que querem, sendo mais firmes em suas opiniões e não sendo facilmente influenciados pelos outros. Prezam mais pela qualidade do que pela quantidade dentro do trabalho portanto, lealdade e comprometimento são os grandes valores dessa geração.

As maiores dificuldades dessa geração estão no uso da tecnologia (eles se dão bem com elas porém, nem sempre acham que ela deve ser a prioridade), além de possuírem valores mais conservadores e autoritários (o que pode atrapalhar bastante no seu convívio com as outras gerações e sua adaptação às mudanças tão frequentes no mundo de trabalho).

 

 

OS FILHOS DOS BABY BOOMERS: GERAÇÃO X

Por serem filhos do Baby Boomers levamos a crer que a Geração X espelha em seus pais, certo? Nem tanto! Na verdade, o que eles percebem nas lamentações do seus pais é o que os levam a querer dentro das suas vidas profissionais, ou seja, buscam por aquilo que seus pais não conseguiram e lamentavam. Eles se tornam em sua maioria idealistas pegando o que os pais não conseguiram conquistar e buscam por essas conquistas.

Dessa forma, se tornam pessoas em busca de mais autonomia, liberdade e individualidade do que seus pais. Contudo, ainda necessitam da convivência em grupo.

Segundo Carla Buzasi CEO da WGSN os membros dessa geração representam ainda 51% dos profissionais dentro das organizações. São profissionais que buscam romper as barreiras das dificuldades buscando sempre pela vida mais simples sendo mais práticos e multitarefas. Ela ainda afirma que essa geração tende a tomar decisões de forma mais simples, livres de muita burocracia.

Mesmo que ainda muitos venham com a veia empreendedora, encontram suas grandes barreiras no mercado de trabalho nos aspectos de dinheiro (acreditam em meritocracia e querem ganhar mais) e na dificuldade de encarar mudanças.

 

 

OS MILENNIALS DA GERAÇÃO Y

Liberdade e inovação, duas palavras que norteiam essa geração que nasce no avanço da tecnologia e na prosperidade econômica.

Por serem rodeados por mais facilidades (informações chegam mais fáceis a eles) do que as gerações anteriores, são multitarefas e mais acostumados a conseguirem o que querem (conhecem muito o SIM e pouco a palavra NÃO PODE). Por isso, acabam sendo muito ligados ao imediatismo e muitas vezes, não aceitam tarefas vistas por eles como “subalternas” (o que pode ser algo negativo para o futuro profissional dessa geração.

Controlar a ansiedade é um dos maiores desafios ao se trabalhar com essa geração. Além disso, fazer compreendê-los que para ser bom, você precisa começar do zero e se empenhar.

 

 

OS NATIVOS DIGITAIS DA GERAÇÃO Z

Também conhecidos como iGeneration, estes já chegam ao mercado de trabalho acreditando que não irão fazer parte de uma só coisa para o resto de suas vidas. São desapegados com fronteiras, buscam por uma pluralidade no trabalho e uma flexibilidade nas relações profissionais. Seu maior objetivo não é só o financeiro, eles buscam por propósito mais do que tudo dentro das empresas, ou seja, seu trabalho precisa fazer sentido e ter um objetivo para se sentirem motivados a executarem suas tarefas profissionais.

É natural perceber uma vontade de empreender (afinal, buscam por soluções quando não encontram o que querem no mercado) na maioria deles, porém a ansiedade e a vontade de ter tudo pode barrar sua ascensão profissional.

Sustentabilidade e responsabilidade social são os valores que mais permeiam essa geração.

 

 

A GERAÇÃO QUE EM BREVE CHEGARÁ AO MERCADO DE TRABALHO: GERAÇÃO ALPHA

Nascidos a partir de 2010, essas crianças já nascem mexendo no Touch Screen das telas dos computadores, celulares e tablets. Já chegam com dois valores muito bem definidos: diversidade e espontaneidade.

Mesmo se tratando de crianças com uma média de 10 anos, é importante ficarmos atentos pois essa turminha chegará em breve ao mercado de trabalho e se sua empresa ainda não está se preocupando com elas,  ela está atrasada. Essas crianças já influenciam fortemente nas decisões de compras dos seus pais.

 

 

O TRABALHO MULTIDISCIPLINAR: UMA SOLUÇÃO PARA OS CONFLITOS DE GERAÇÕES

Que ter pessoas de diferentes gerações na sua equipe seja um diferencial competitivo, não há dúvidas. Em um projeto eu preciso ter a maturidade emocional e sabedoria dos Baby Boomers para controlar as gerações mais ansiosas e imediatistas (Y e Z). É preciso também ter os nativos digitais (Y e Z) para incorporar tecnologia e inovação nos processos e, ao mesmo tempo, ter pessoas que buscam a desburocratização e a solução de problemas que existem e ainda não se tem respostas da geração X.

A grande questão que permeia todos os dias a mente do RH e dos LÍDERES é como ter todos eles com o mínimo de conflitos e a maximização de resultados?

A resposta é: conheça cada um e aprenda a se comunicar com cada um deles.

Para isso, alguns passos que você precisa compreender:

1. Conheça as características de cada geração e, principalmente, saiba o que é importante para cada uma delas;

2. Na definição do escopo de um projeto, entenda como cada parte do processo pode entregar exatamente àquilo que cada geração almeja e assim, faça uma boa divisão desse processo entre eles;

3. Encontre o lugar certo de cada um: os Baby Boomers por exemplo, gostam de ocupar o lugar de ensino enquanto, os mais jovens gostam de ocupar a “cadeira” da inovação;

4. Saiba se comunicar com cada um deles: enquanto a Geração X se comunica melhor por e-mail, a Y vem mais atrelada ao WhatsApp e a Geração Z aos Snapchats, Facebook e Instagram (sim, empresas que se preocupam com as gerações, criam páginas de comunicação com as gerações Y e Z através de uma página fechada da empresa no Instagram por exemplo);

5. Elabore sempre treinamentos e momentos de distração que envolvam todas as gerações e torne cada vez mais comum os momentos de encontro entre essas gerações e as trocas entre eles.

Atrair e reter gerações tão diferentes é um grande desafio do RH. Por isso, queremos ajudá-los um pouco mais. Veja nosso vídeo no nosso canal do Youtube e saiba quais as melhores estratégias de INBOUND RECRUITER para te ajudar neste processo!

 

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