O salário desde o início foi o principal “poder de barganha” das empresas para atrair e reter os melhores colaboradores do mercado. Com o passar dos anos, a garantia de estabilidade se tornou também um fator competitivo.
Chegou um determinado momento que premiar os melhores vendedores do mês com um Tênis NikeShoks (era a sensação da época ter um, de 12 molas então?) ou com um Smartphones era demais! E muitos trabalhavam arduamente na empresa para conquistar o tão sonhado tênis!!!
A dinâmica global vem mudando constantemente e, o que era diferencial no início para atrair e reter os colaboradores, hoje se tornou o mínimo que um profissional espera da sua empregadora. Além disso, quem hoje não consegue mesmo que com muito sacrifício, ter um tênis de marca (podendo dividir de várias vezes no cartão ou até mesmo comprando um de segunda linha) ou um Smartphone?
Por isso, pensar em formas alternativas de atração e retenção tem sido um dos grandes desafios do RH e dos Gestores das empresas. Neste artigo vou falar um pouco de algumas dessas alternativas que temos usado com os nossos clientes e têm gerado bons resultados.
Cuide muito bem dos profissionais que estão dentro da sua empresa, eles que irão falar bem ou mal da sua marca.
Quando a empresa tem o cuidado com seus colaboradores e se torna uma empresa com um bom ambiente de trabalho, fique tranquilo, seus colaboradores irão falar bem de você e irão atrair vários outros profissionais para o seu negócio.
Mas para isso cuide muito bem do seu processo de RECRUTAMENTO E SELEÇÃO ao se processo de desligamento de alguém (faça uma boa entrevista de desligamento e tenha o feedback de quem está saindo sobre a empresa).
Cuide também do seu cliente Externo! Como a marca se posiciona no mercado, a qualidade das suas entregas.
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Um sistema de benefícios nem sempre quer dizer que você precisa ter todos os benefícios possíveis dentro da sua empresa, sabemos que isso é um custo fixo muito alto. O mais importante é você ter benefícios compatíveis aos valores e cultura dos seus colaboradores.
Se você é uma StartUp e tem como cultura trazer profissionais mais jovens, ter benefícios como GymPass, incentivo ou bolsa de estudos, um programa interno de aulas de inglês, podem ser boas alternativas de atração.
Agora se o perfil da sua empresa é industrial mais tradicional e que tem no seu setor produtivo mais mulheres e pais de família por exemplo, um auxílio creche pode ser um benefício diferencial.
O importante é você mapear a cultura da empresa e dos profissionais que ela quer trazer do mercado entendendo quais tipos de benefícios esses profissionais mais procuram e, diante dessa pesquisa, incorporar ao sistema de benefícios mais viável ao seu negócio.
Sempre tem espaço para o aprendizado! Mesmo uma empresa pequena e de cultura mais tradicional, sempre tem algo que o colaborador possa aprender, ofereça essa oportunidade.
Ter uma boa GESTÃO DE CARREIRA onde os profissionais sabem como podem crescer é um enorme diferencial. Mas quando falamos de alguns tipos de empresa, nem sempre isso é tão possível assim. Porém bagagem de conhecimento eu tenho certeza de que a gente sempre pode oferecer aos nossos colaboradores.
Seja a oportunidade de conhecer uma área nova dentro da empresa ou participar de um projeto específico, seja a oportunidade de ensinar um processo. Uma das formas de motivar as pessoas é dando oportunidades a elas.
E lembre-se: não vai surtir efeito se for algo que você enquanto gestor gostaria que o seu colaborador conhecesse apenas (o que é importante para você) mas sim, o que ele gostaria e faz sentido para ele.
Outro dia consegui recrutar uma candidata que estava quase fechando com um grande concorrente nosso por um único motivo: a jornada de trabalho que estávamos oferecendo era de terça à sábado sendo que, aos sábados, ela trabalharia de Home Office. Estranho, não? Para ela, não! Essa candidata tem um bebê em casa e, com essa flexibilidade na semana e o Home Office, ela consegue agora ter uma babá 4 dias na semana ( na segunda ela fica com a criança e aos sábados o seu marido) ou seja, curte mais sua filha e ainda reduz o custo de 6 para 4 dias de uma babá.
Se tem uma coisa que essa pandemia nos ensinou é ter FLEXIBILIDADE. Tem pessoas que estão produzindo muito mais no Home Office, mas tem pessoas que já voltaram 100% ao trabalho presencial porque se tornaram improdutivos na pandemia. Alguns relataram que estão mais produtivos aos fins de semana, outros mais a noite e outros, pela manhã.
O mundo está cada vez mais flexível, se não levarmos isso para dentro das empresas, talvez iremos perder bons talentos.
O mundo é feito por pessoas, os negócios também! Portanto, para criar uma marca forte no mercado que vai conseguir atrair, reter e motivar os grandes talentos, será SEMPRE necessário olhar para as PESSOAS.
Nós gestores precisamos tirar nosso olhar um pouco do mercado e daquilo que desejamos e, olhar mais para as pessoas e suas necessidades. É entendendo quem são as pessoas que consolidam meu negócio, que saberemos quais estratégias devemos criar para atrair e manter esses profissionais produtivos e satisfeitos.
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