Apesar de ser um desafio, entrevistar possíveis colaboradores é fundamental para garantir a contratação de funcionários adequados à empresa. Mas como ser eficiente no processo de entrevista?
Antes de tudo, é preciso fazer uma preparação da entrevista. O recrutador também deve compreender o que é esperado do profissional que vai ocupar aquela vaga para evitar erros de contratação.
Neste texto, apresentaremos algumas sugestões para ter mais eficiência na hora de entrevistar pessoas e garantir a seleção do candidato com o perfil certo. Confira!
A criação de um roteiro permite que o avaliador tenha mais segurança no momento da entrevista. Além disso, evita divagações e garante que os pontos necessários sejam abordados no processo. Para isso, o recrutador deve entender bem quais são os requisitos da vaga e o perfil desejado para o futuro funcionário.
Na montagem do plano de entrevista, lembre-se de evidenciar os tópicos que devem ser discutidos, como experiências anteriores, competências, habilidades e adequação do candidato à cultura organizacional.
Contudo, não use esse guia com tanta rigidez. A entrevista deve fluir como um diálogo, no qual o profissional tenha espaço para mostrar um pouco mais de si.
Ao pensar nas questões a serem colocadas aos candidatos, evite indagações que possam ser respondidas somente com “sim” ou “não”. Perguntas fechadas dão pouca margem para conhecer o entrevistado.
Use a entrevista como uma oportunidade de observar o profissional. Com perguntas mais abertas, o candidato pode ser expressar de maneira mais natural e, até mesmo, deixar transparecer qualidades e defeitos.
Além de pedir para o possível contratado falar um pouco mais sobre si, algumas sugestões de perguntas são:
Não esqueça de separar um momento para o candidato fazer questionamentos sobre a empresa, ou abordar algum outro tópico do interesse dele. Isso não só permite que o profissional elimine dúvidas, como também ajuda a perceber o alinhamento do entrevistado com a organização.
Durante a entrevista, diferentes tópicos devem ser discutidos, como o histórico educacional, as experiências profissionais, a personalidade e o ajustamento social do candidato. No entanto, cada um desses temas não vai ter necessariamente o mesmo peso na decisão.
A depender do cargo pretendido, no caso de gestores, por exemplo, pode ser mais valioso compreender como essa pessoa se comporta em posições de liderança e se realiza uma boa comunicação com seus pares. Assim, defina pontuações e pesos distintos para cada tópico abordado na entrevista, de acordo com a vaga.
Essas são algumas sugestões de como ser eficiente no processo de entrevista. Para ser mais eficiente no recrutamento de candidatos, de forma geral, o profissional deve empregar técnicas de seleção que sejam adequadas para encontrar profissionais alinhados aos objetivos da organização.
Uma opção para deixar os processos seletivos da sua empresa mais rápidos é a contratação de uma companhia especializada. Quer saber mais? Então, leia este artigo e descubra como escolher a empresa ideal para recrutamento e seleção de talentos. Até a próxima!
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