A inserção da dinâmica de grupo nas técnicas de Recrutamento e Seleção é uma estratégia muito eficaz. Quando feita do modo correto, essa metodologia ajuda na contratação de um profissional com o perfil adequado para uma vaga na companhia.
Ficou curioso sobre a dinâmica de grupo? Então, leia o post a seguir para saber como essa técnica pode revolucionar a etapa de contratação na sua empresa. Vamos lá!
A dinâmica de grupo é uma maneira eficiente de a equipe de Recursos Humanos (RH) observar o comportamento dos candidatos no processo seletivo. Por isso, essa é considerada uma técnica vivencial, em que o participante costuma agir de modo natural. Isso revela sua personalidade, suas habilidades e suas competências.
Além disso, a dinâmica de grupo permite que o recrutador identifique no candidato algumas características importantes para um profissional. Entre elas:
Trabalhar em uma empresa significa fazer tarefas em grupo. Então, se o processo seletivo envolver apenas etapas individuais, como entrevistas e testes de personalidade e de competências, a habilidade de atuar em equipe não é testada.
A dinâmica de grupo tem exatamente esse objetivo. Por isso, ela é considerada uma das técnicas de Recrutamento e Seleção mais eficazes. Veja, a seguir, alguns métodos usados nesse processo.
Nessa etapa, o profissional se apresenta aos outros participantes da dinâmica. Ele fala sobre:
Parece simples, mas sinaliza aspectos fundamentais da personalidade do candidato. É possível saber, por exemplo, se ele é descontraído ou formal, tímido ou desinibido, fala bem em público e retém a atenção dos ouvintes. Podem até ser reveladas competências para cargos de liderança.
Gestores de RH certamente se identificam com a seguinte situação: um profissional parece ser a pessoa certa para uma função, até que surge uma circunstância para testar sua competência e fica evidente seu despreparo.
Para evitar isso, a dinâmica de grupo usa estratégias que testam a reação dos candidatos diante de cenários que podem acontecer na empresa. Em uma vaga para o setor de vendas, por exemplo, é simulada uma reclamação de cliente e o candidato deve contorná-la.
Para ficar ainda mais real, algumas empresas usam realidade virtual para representar o ambiente interno de trabalho. Com isso, são testadas habilidades como:
Esse procedimento da dinâmica de grupo avalia a integração de candidatos no trabalho em equipe. É proposta uma atividade em grupo e, enquanto a cumprem, os participantes são avaliados quanto às capacidades de ouvir, delegar, lidar, ceder ou liderar os demais integrantes do grupo.
Para ter mais sucesso na implantação da dinâmica de grupo, muitas organizações contratam empresas especializadas. Esse suporte permite estruturar o processo de acordo com as necessidades. Assim, o gestor de RH pode se concentrar em outras atividades do negócio.
O que achou deste post? Gostou de conhecer uma das técnicas de Recrutamento e Seleção mais eficazes? Então, aproveite e leia sobre como ser eficiente no processo de entrevista de candidatos.
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