Quando a sua empresa decide contratar um novo profissional, ela precisa analisar claramente quais são as demandas e necessidades do cargo e desse novo profissional. Em seguida é feita a estruturação da vaga, a busca pelo candidato, a avaliação dos perfis, até chegar no momento da entrevista e da contratação. Esse é um procedimento necessário, porque se trata de uma decisão importante, que irá contribuir ou não com o desenvolvimento da empresa por um bom tempo. Mas depois que o profissional é contratado, os cuidados com ele não param por aí. O que a sua empresa faz para ajudar na adaptação ao trabalho e ao ambiente? Você tem uma estratégia para isso? Você sabe o que significa Onboarding?
O Onboarding no RH, é um processo que auxilia os recém-contratados a se adaptarem em seu negócio, fazendo com que eles se engajem rapidamente. Para quem quer fazer uma boa retenção de talentos, esse é um ponto importante, porque o cuidado motiva o colaborador, fazendo com que ele se sinta acolhido e queira fazer mais pela empresa.
Quer conhecer mais sobre ele e descobrir como aplicar? Continue a leitura!
O que é “Onboarding” dentro do RH?
Tendo sua tradução no inglês como “embarcando”, o termo Onboarding dentro do RH representa o conjunto de ações feitas com os profissionais que foram recentemente contratados, para que eles possam se acostumar, se identificar e se integrar com toda a empresa. Isso inclui as tarefas, a rotina de trabalho, a cultura organizacional e seus valores.
O processo deve ser feito por etapas, começando ainda no momento da seleção, onde serão passadas informações importantes como os benefícios ofertados pela empresa, salário e as dúvidas normalmente apresentadas pelos candidatos. Em seguida, chegou a hora de fazer o seu acolhimento:
- Deixe a equipe pronta para recebê-lo
Avise aos gestores e demais profissionais que um novo colaborador está entrando para o time e prepare o local de trabalho, com os equipamentos e instruções necessárias.

- Desde o primeiro dia, ofereça alguém para ajudá-lo
Muitas empresas determinam um colaborador para auxiliar em suas primeiras tarefas, mostrando como são os processos dentro da empresa e incentivando de alguma forma o trabalho. Para essa função, devem ser indicados aqueles que você sabe que irão acolher o novo profissional e que seja paciente. Afinal de contas, mesmo com toda a experiência de carreira, um novo ambiente apresenta novos desafios, novas culturas e novas formas de trabalho.
- Aproveite o primeiro dia para fazer um tour, a apresentação da empresa e do profissional
Mesmo que o local onde a empresa esteja instalada não seja grande, apresente-o para que ele não fique perdido e se familiarize com o lugar. Mostre a ele o setor que fará parte, não só o ambiente físico, mas também os profissionais que o compõem e suas funções. Da mesma forma, anuncie o contratado para que possa ser acolhido por eles, e para que todos também identifiquem como ele pode ajudar, contribuindo para uma boa recepção.
- Utilize a criatividade para dar as boas-vindas de uma forma diferente
Algumas empresas investem em kits com lembrancinhas, carta da equipe, uniforme, bonés, entre outros itens que ajudam a impressionar o colaborador. Mas você também pode oferecer um café da manhã, um almoço com os líderes, treinamentos especiais durante a primeira semana, ou qualquer outro encontro que demonstre o quanto a empresa está entusiasmada com a sua presença e com o seu aprendizado, o que sem dúvidas fará toda diferença no futuro.
Vantagens de investir nele
Grandes empresas como Google, Netflix, LinkedIn e Apple utilizam essa estratégia para receber seus novos colaboradores e são referência nesse processo de retenção, podendo levá-lo até mesmo pelo período de um mês. Isso porque elas sabem que investir em Onboarding pode trazer grandes benefícios como:
- A construção de um rápido engajamento com o time e com a empresa;
- Profissionais bem alinhados, desde o início, com os objetivos, valores e cultura da empresa. Isso reduz o índice de rotatividade da equipe e faz com que o seu trabalho seja mais efetivo, já que ele conhece bem os objetivos da empresa e as estratégias para alcançá-los;
- Um colaborador mais capacitado e confiante, através dos treinamentos e todo o trabalho feito para que ele se sinta apto a realizar suas atividades e explorar suas habilidades.
Seu RH já se estruturou para fazer esse processo com os próximos colaboradores? Essa deve ser uma estratégia obrigatória e sempre presente dentro da empresa, para que você não perca esses benefícios e seja cada vez melhor na retenção de bons talentos. Quer ter acesso a mais conteúdos sobre gestão de pessoas? Acesse nosso blog e confira nossas redes sociais!