Quando a sua empresa decide contratar um novo profissional, ela precisa analisar claramente quais são as demandas e necessidades do cargo e desse novo profissional. Em seguida é feita a estruturação da vaga, a busca pelo candidato, a avaliação dos perfis, até chegar no momento da entrevista e da contratação. Esse é um procedimento necessário, porque se trata de uma decisão importante, que irá contribuir ou não com o desenvolvimento da empresa por um bom tempo. Mas depois que o profissional é contratado, os cuidados com ele não param por aí. O que a sua empresa faz para ajudar na adaptação ao trabalho e ao ambiente? Você tem uma estratégia para isso? Você sabe o que significa Onboarding?

O Onboarding no RH, é um processo que auxilia os recém-contratados a se adaptarem em seu negócio, fazendo com que eles se engajem rapidamente. Para quem quer fazer uma boa retenção de talentos, esse é um ponto importante, porque o cuidado motiva o colaborador, fazendo com que ele se sinta acolhido e queira fazer mais pela empresa.

Quer conhecer mais sobre ele e descobrir como aplicar? Continue a leitura!

O que é “Onboarding” dentro do RH?

Tendo sua tradução no inglês como “embarcando”, o termo Onboarding dentro do RH representa o conjunto de ações feitas com os profissionais que foram recentemente contratados, para que eles possam se acostumar, se identificar e se integrar com toda a empresa. Isso inclui as tarefas, a rotina de trabalho, a cultura organizacional e seus valores. 

O processo deve ser feito por etapas, começando ainda no momento da seleção, onde serão passadas informações importantes como os benefícios ofertados pela empresa, salário e as dúvidas normalmente apresentadas pelos candidatos. Em seguida, chegou a hora de fazer o seu acolhimento:

Avise aos gestores e demais profissionais que um novo colaborador está entrando para o time e prepare o local de trabalho, com os equipamentos e instruções necessárias.

onboarding

Muitas empresas determinam um colaborador para auxiliar em suas primeiras tarefas, mostrando como são os processos dentro da empresa e incentivando de alguma forma o trabalho. Para essa função, devem ser indicados aqueles que você sabe que irão acolher o novo profissional e que seja paciente. Afinal de contas, mesmo com toda a experiência de carreira, um novo ambiente apresenta novos desafios, novas culturas e novas formas de trabalho.

Mesmo que o local onde a empresa esteja instalada não seja grande, apresente-o para que ele não fique perdido e se familiarize com o lugar. Mostre a ele o setor que fará parte, não só o ambiente físico, mas também os profissionais que o compõem e suas funções. Da mesma forma, anuncie o contratado para que possa ser acolhido por eles, e para que todos também identifiquem como ele pode ajudar, contribuindo para uma boa recepção.

Algumas empresas investem em kits com lembrancinhas, carta da equipe, uniforme, bonés, entre outros itens que ajudam a impressionar o colaborador. Mas você também pode oferecer um café da manhã, um almoço com os líderes, treinamentos especiais durante a primeira semana, ou qualquer outro encontro que demonstre o quanto a empresa está entusiasmada com a sua presença e com o seu aprendizado, o que sem dúvidas fará toda diferença no futuro. 

Vantagens de investir nele

Grandes empresas como Google, Netflix, LinkedIn e Apple utilizam essa estratégia para receber seus novos colaboradores e são referência nesse processo de retenção, podendo levá-lo até mesmo pelo período de um mês. Isso porque elas sabem que investir em Onboarding pode trazer grandes benefícios como:

Seu RH já se estruturou para fazer esse processo com os próximos colaboradores? Essa deve ser uma estratégia obrigatória e sempre presente dentro da empresa, para que você não perca esses benefícios e seja cada vez melhor na retenção de bons talentos. Quer ter acesso a mais conteúdos sobre gestão de pessoas? Acesse nosso blog e confira nossas redes sociais!

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