Sabe quando alguém fala tanto sobre algo que você não consegue mais ouvir? A ideia de que precisamos ser produtivos está gerando esse mesmo efeito em muitas pessoas, principalmente por estar sendo utilizada incorretamente por empresas e gestores. Exigir muito da equipe e acreditar que os colaboradores precisam estar ativos a todo momento não significa necessariamente que eles estão gerando resultados, e na verdade pode ser considerado como uma produtividade tóxica.
Você já ouviu falar desse conceito? Continue lendo nosso artigo que vamos explicar quando isso acontece e como fugir desse comportamento.
Produtividade tóxica é igual a excesso de pressão, que nos leva ao extremo
Aprofundando neste termo, podemos dizer que a produtividade tóxica é uma forma de querer que algo seja feito a todo momento, com a ideia de que isso trará benefícios. É claro que fazer muito pode parecer sinônimo de ter mais conquistas, mas os resultados são maiores quando se faz a coisa certa e não necessariamente um milhão de coisas, e esse é o conceito de produtividade.
Ser produtivo não é estar ocupado a maior parte do tempo, mas sim conseguir ser assertivo, fazer o que deve ser feito e otimizar as tarefas. Mas porque as pessoas possuem essa mentalidade de querer fazer muito?
A forma como o trabalho é visto e a cobrança por desempenho tem influência nisso, mas também pode ser uma soma dos valores de uma pessoa com a cultura daquele ambiente de trabalho. Se a empresa incentiva os colaboradores a trabalharem a todo momento para que sejam valorizados, ela está mostrando a eles que o reconhecimento só virá com esse tipo de esforço, que na verdade irá se tornar no futuro um desgaste físico e mental.
Finalizar uma atividade depois do horário de expediente, resolver algumas demandas no fim de semana, passar todos os dias com uma carga excessiva de trabalho, o medo de dizer não para um líder… tudo isso pode gerar reflexos negativos e até mesmo na saúde dos colaboradores, por isso você como gestor deve se preocupar e evitar que isso aconteça.

O que fazer para não criar um ambiente tóxico?
O cérebro precisa de períodos de descanso e você não quer que os seus colaboradores tenham síndrome de burnout e até mesmo depressão. Então o que pode ser feito?
- Primeiramente, reveja os processos e a forma que você está delegando as tarefas, para descobrir o motivo dessa sobrecarga. Estabeleça em acordo com os colaboradores um limite de tarefas e avalie qual o tempo ideal para realizá-las. Isso vai evitar que as demandas sejam feitas em uma velocidade inadequada, o que afasta a assertividade, e dá mais tranquilidade para os profissionais.
- Nesse mesmo acordo, combine alguns momentos de descanso para que eles possam aliviar a mente, se alongar e até mesmo fazer um lanche entre uma atividade e outra. Nesses períodos, evite falar de trabalho, deixe que o momento realmente seja para relaxar.
- Controle o clima de competitividade. Mostre através da cultura da empresa, e de um novo posicionamento da liderança, que todos terão o seu reconhecimento, que podem contribuir com suas ideias e toda colaboração é válida. É importante que ninguém se sinta em um ambiente desfavorável, cheio de inseguranças.
- Evite entrar em contato com a equipe após o horário de trabalho e nos fins de semana. Esses dias e horários devem ser reservados para eles e por isso tudo que precisa ser feito, ou qualquer dúvida que precisa ser tirada, deve ser dentro do horário proposto. Caso contrário, tanto eles quanto você não terão o momento adequado de relaxamento.
- Promova atividades que incentivem o bem-estar dos colaboradores. Como já mostramos aqui no blog, existem várias formas de fazer isso. Benefícios que dão descontos em academia, aulas de Yoga para toda a empresa, campeonatos de esporte entre as equipes, consultas com terapeutas, entre outras atividades que melhoram o clima do ambiente de trabalho e também a saúde mental de todos.
Uma corporação que busca ter resultados, precisa criar um ambiente favorável para o desenvolvimento, então não deixe de seguir nossas dicas!
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