Gerir pessoas é uma tarefa desafiadora para todos. Afinal de contas, além de ser um processo complexo, por envolver questões pessoais de cada liderado, ainda exige um grande esforço do líder para estar sempre entregando resultados, além de se manter atento às atualizações do mercado e aos requisitos necessários para reter bons talentos.

Com todos estes pontos, a cobrança sob os gestores se torna ainda maior, fazendo com que muitos questionem sobre o que realmente é uma gestão de alta performance e quais são os limites que existem nessa entrega de resultados.

No artigo de hoje vamos falar sobre o assunto e mostrar para você o que deve ser levado em consideração na hora de avaliar o seu desempenho.

Continue a leitura conosco para descobrir!

O problema começa através dos mitos sobre a gestão de alta performance

O primeiro passo para avaliar se a gestão é de alta performance é entender o verdadeiro significado desse termo. Um líder de boa performance é aquele que sabe fazer o que é necessário para ajudar os colaboradores a se desenvolverem constantemente. Ele sabe incentivá-los da forma ideal para que gerem cada vez mais resultados e, para isso, utiliza de métricas e métodos específicos.

Acima dessa definição, surgem alguns mitos que, se levados em consideração pelo gestor, podem atrapalhar o seu trabalho. Veja quais são eles:

1º Mito: Preencher lista de tarefas é sinônimo de assertividade

Esse é um assunto que sempre falamos aqui em nosso blog e nas redes sociais. Fazer muito é diferente de fazer o certo e isso é o que distingue a alta performance. A sua equipe pode realizar diversas tarefas no dia a dia, porém, se não forem feitas as tarefas necessárias para atingir uma meta, os resultados ainda não existirão.

2º Mito: Alta performance significa aumentar, absurdamente, os resultados e isso não é possível fazer

É claro que todo trabalho precisa dar resultados e as empresas estão em busca disso. Porém, devemos lembrar que esse avanço é um processo, que será feito gradativamente na medida em que a sua equipe avançar.

Se cobrar, desesperadamente, por resultados, pode ser prejudicial para a sua gestão e também para os liderados, pois ficarão sobrecarregados e desmotivados. Preocupe-se em cumprir o seu planejamento e acompanhá-lo, que os resultados virão. 

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3º Mito: Acompanhar métricas a todo momento dá trabalho e é perda de tempo

Esse é um dos mitos que os gestores que focam em preencher listas de tarefas mais acreditam. Fazer uma gestão de alta performance exige um esforço maior dos gestores. Isso porque ela envolve um planejamento estratégico e o monitoramento constante dos resultados para verificar se as táticas adotadas estão sendo eficazes.

Pode parecer um trabalho complexo mas com a ajuda de sistemas que captam esses dados, se torna mais fácil o acompanhamento, por isso é possível se adaptar. Além disso, essa também é uma necessidade, afinal de contas, como sempre é falado no mundo dos negócios, fica mais difícil ter resultados quando o trabalho não é mensurado.

O que realmente é uma gestão de alta performance?

Um líder que tem uma gestão de alta performance possui essas habilidades:

Com as informações certas e boas instruções, todo líder pode ser cada vez mais assertivo. Para isso, é preciso que ele tenha conhecimento e as ferramentas ideais.

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