Assim como é importante ter uma marca bem vista pelos clientes, fazer com que ela se destaque entre os talentos do mercado, também é uma necessidade.
Um levantamento feito pela Infojobs descobriu que 70% dos profissionais no mercado de trabalho levam em conta a reputação de uma marca antes de aceitar uma proposta de emprego. Além disso, 98,3% deles disseram que o fato da marca ser reconhecida como boa empregadora, aumenta ainda mais o desejo de trabalhar naquela empresa.
Considerando o fato de que ter os melhores talentos é um diferencial competitivo, esses dados reforçam a importância de investir na atratividade do seu negócio e o uso do Employer Branding é uma ótima solução para isso.
Para ajudar nos resultados da sua empresa, neste artigo vamos mostrar como ele deve ser feito e como medir os resultados dessa estratégia para que ela seja realmente assertiva.
Continue a leitura para conferir.
Entendendo o que realmente é o Employer Branding
A tradução do termo “Employer Branding” é “marca empregadora”. Aplicar o Employer Branding na sua empresa significa investir em estratégias que façam com que a sua marca tenha mais credibilidade no mercado, atraindo, consequentemente, mais talentos.
Por que o seu negócio deve investir nessas estratégias?
Além dos dados que citamos acima, que mostram a cobrança dos profissionais por melhores ambientes e condições de trabalho, investir em Employer Branding também traz vantagens como:
- Maior retenção e menor rotatividade
- Profissionais mais qualificados desejando fazer parte da empresa ou já atuando nela
- Colaboradores mais engajados e exercendo um melhor trabalho, o que significa mais resultados

Quais são as estratégias necessárias para fazer o Employer Branding acontecer?
Assim como a maioria das ações que acontecem dentro de uma empresa, o Employer Branding também deve ser feito de maneira personalizada. Porém, existem alguns pontos que podem ser considerados por todas as organizações:
- Criar uma cultura organizacional que favoreça o desenvolvimento e respeite as necessidades dos colaboradores
- Desenvolver um ambiente onde o clima organizacional é agradável e incentive a produtividade e o bem-estar
- Desenvolver um plano de carreira onde o crescimento e o desenvolvimento chegue para todos
Como medir se essas estratégias estão sendo eficientes
As métricas também são importantes nesse processo para garantir que ele esteja sendo feito corretamente, por isso, veja algumas formas de mensurá-lo:
Assertividade nas contratações
A qualidade das contratações está, muitas vezes, relacionada à atratividade da empresa. Obviamente, existem exceções, mas ter mais facilidade nos recrutamentos é um sinal de que trabalhar em sua empresa é um desejo dos profissionais. Especialmente quando falamos de cargos específicos e grandes talentos, essa facilidade também pode ser um indicador de que o seu Employer Branding está atraindo as pessoas certas.
Nível de indicações
As indicações apontam que os colaboradores estão satisfeitos e mais engajados com o seu negócio, por isso o recomendam para outros amigos. Se a taxa de indicações dentro dos processos de recrutamento tem uma percentagem considerável, é um sinal de boa performance.
Taxa de retenção e índice de turnover
A retenção está relacionada à permanência das pessoas, enquanto o turnover aponta os trabalhadores que estão saindo da empresa.
É natural que em determinados momentos, até mesmo por necessidades pessoais, os colaboradores optem por se desligarem da empresa. Porém, se essas demissões estão se tornando frequentes, aumentando o índice, é sinal de que o ambiente não está favorável ao trabalho, seja pela cultura, pelo ambiente, ausência de benefícios, lideranças tóxicas, entre outros motivos. Por outro lado, se o número de colaboradores que querem permanecer na empresa é alto, significa que a satisfação é grande.
Acompanhar essas métricas é importante para fazer os ajustes necessários para tornar o seu negócio em um ambiente onde todos desejam trabalhar. Esse é um processo que deve ser feito gradativamente e que gera resultados a longo prazo, mas é um investimento que deve acontecer. Afinal de contas, ele traz para a empresa mais assertividade e até mesmo maior poder de escolha na hora dos recrutamentos.
Aqui na PS Gestão de Carreira, auxiliamos sempre os nossos clientes a trabalharem a sua marca como empregadora para que o nosso trabalho, junto a essa iniciativa da empresa, traga cada vez mais talentos que geram grandes resultados.
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