Crise é uma palavra que foi dita diversas vezes esse ano. 2020 mal começou e os rumores desta já foram anunciados. O caos foi instalado por diversos lugares e o mercado, como esperado, começou a cair. Hoje estamos iniciando o quarto mês de quarentena e o início da volta do mercado, um retorno regado de incertezas e preocupações. Já está claro que muita coisa vai mudar pois as pessoas estão diferentes, mais cautelosas, mais preocupadas e isso impacta diretamente em seu comportamento.
O primeiro passo para os donos de empresas nesse momento já foi dado, a adesão à tecnologia. Já está mais do que claro que o mundo é interligado e se comunica por meio de tecnologia. Se a sua empresa não estava pronta, com certeza a quarentena acelerou esse processo e fez com que a adesão ao digital fosse introduzida ao seu negócio. Olhe para a tecnologia como uma aliada e não como uma rival pois ela é necessária.
O segundo passo, se você ainda não o tomou pense nisso, é a capacitação de seus colaboradores. Você precisa de uma equipe forte e capacitada para atuar nesse momento. É ela que te ajudará a dar os próximos passos dentro desse cenário desconhecido. Estar em casa, nos obrigou a olhar para dentro da empresa e para fora, pro mundo, ao mesmo tempo. Entender quem somos, o que fazemos e que valores temos nunca foi tão importante pois se seu produto ou serviço, no modelo original, não é capaz de ser vendido neste momento, você precisará se adaptar.
Já dizia Charles Darwin, “Não é o mais forte que sobrevive, nem o mais inteligente, mas o que melhor se adapta às mudanças.”.
Então, se você quer continuar a operar, adapte-se. Entender o novo é questão de sobrevivência. Comunique com seu público interno e externo, faça análises e pesquisas.Olhe para sua empresa, e para o mundo, e veja o que você pode fazer para sanar essas necessidades emergentes.Tenha organização, sistematização e comunicação!
Na matéria da Época, esta, a Marília Cardoso, Consultora da Palas, fala “Nesse momento de ruptura, é importante que tenhamos a capacidade de deixar algo ir e abrir espaço para o novo. É o momento de olhar para dentro e deixar de lado já o que não faz mais sentido, tanto para você como para a empresa” e ela continua “A inovação surge de uma dor”, isto nos deixa claro que essa dor que está sendo vivida vai ditar diretrizes para as empresas e pessoas, e que os valores são algo que tem que ser visto mais do que nunca como indicador de qualidade do que será mantido de agora pra frente ou desenvolvido.
Além das adequações para a garantia da saúde, com essa abertura anunciada, cuidados serão necessário com: o sistema de trabalho, produtos/serviços oferecidos, parceiros e colaboradores. Para se destacar, uma bandeira terá que ser adotada e esta precisará ser coerente e consistente em todos os lugares e momentos. Será de extrema importância parar e analisar a sua empresa, entender qual é a sua situação real e a partir deste momento entender olhando pra fora o que você está fazendo de diferente. Avalie positivamente e negativamente, busque visões diversas para seu negócio pois a miopia não cabe mais no nosso cotidiano. Invista em serviços de qualidade e busque ajuda se necessário.
Diversidade, multidisciplinariedade e inclusão serão peça chave. Quatro gerações diferentes estão convivendo ativamente, Baby Boomers, geração X, geração Y e geração Z. Dentre estes, temos vários tomadores de decisões e influenciadores diferentes. Entender essas diferenças tornará seu negócio mais forte e o caminho até o consumidor mais curto.
Assim que essa organização estiver feita, conte para as pessoas, comunique-se. Esteja nos principais canais que seu público frequenta, converse com ele e entenda o que ele está dizendo. Se precisar, amplie sua abrangência e mude seu comportamento. Reinvente-se sempre que necessário.
Larissa Gama (Analista de Marketing)
A Paola Salgado Gestão de Carreiras oferece os melhores conteúdos para promover transformações no ambiente corporativo, buscando sempre eficiência em processos e, especialmente, em resultados.
© 2020 Paola Salgado – Gestão de Carreira.