Sobreviverá quem entrega qualidade: investir nas pessoas será o diferencial na reabertura do mercado

POSICIONAMENTO DE MARCA, VALORES E PROPÓSITO. 

Qual a sua importância, como fazer e quais resultados minha empresa terá?


A especialista em Marketing e Branding Rachel Patrocínio participou de nossa Live sobre a necessidade das empresas terem um alinhamento de DNA pertinente com seus objetivos e dos benefícios que as marcas tem ao “levantar uma bandeira e defende-la”.

Quem ainda não viu, vale muito a pena!  >>(colocar nome e link para clicar)<< 

Mas a pergunta é: como fazer com que isso ocorra de forma efetiva? Ela mesmo nos deu a CHAVE dessa solução: tenha as pessoas certas para te ajudar a construir uma marca com um legado!

Empresas são feitas de pessoas e, elas sempre serão a resposta! São elas que irão construir com você, à sua marca no mercado.

Com a retomada aos poucos das empresas ao ambiente de trabalho após mais de três meses de Home Office, precisamos entender que essas pessoas estão diferentes, elas estão receosas (com a saúde e seguranças mas, também, com sua estabilidade profissional), estão confusas e não sabem o que precisam fazer para ajudar a alavancar os negócios em que elas trabalham. Por isso, nesse momento é crucial se atentar e cuidar do capital humano de sua empresa!

Busque compreender se os valores que sua empresa possui estão realmente alinhados com o que o mercado pede. Alguns podem pensar que não é importante construir uma identidade corporativa, mas é, é muito! Temos visto empresas perdendo clientes todos os dias por não se engajarem e defenderem direitos humanos, sustentabilidade, diversidade, respeito ao próximo, entre outros. Você não precisa adotar todas as bandeiras, mas você precisa adotar a que faz sentido para o seu negócio. Àquela que condiz com o motivo da criação da sua empresa e com o propósito de você ter começado a trilhar o caminho do seu sonho.  Assim que você compreender onde o seu negócio se encaixa, reveja se vocês estão atuando de forma condizente com seus clientes internos, comece essa análise de dentro pra fora e de cima para baixo. Após organizar a sua casa, o reflexo sairá automaticamente para o cliente externo e tudo vai conspirar a favor. Lembrem-se, pessoas felizes ficam onde estão e lutam por isso. A empresa começa a construir seus fans dentro de casa e isso criará talentos, os manterá e atrairá outros!

Seguem aqui, 4 dicas para ajudar vocês que estão retornando a estarem mais próximos de seus colaboradores:


COMO FAZER A RETOMADA NO AMBIENTE DE TRABALHO

1. Faça uma pesquisa com seus colaboradores

Antes de tudo, você já pensou em fazer uma pesquisa com seus colaboradores para compreender o que eles estão pensando, quais os maiores medos neste momento, se eles querem ou não retornar aos postos de trabalho e, se sim, o que esperam que a empresa faça para esse retorno ser um pouco mais “tranquilo”? Para sabermos o que fazer e como fazer, precisamos primeiro entender o que as pessoas querem e, isso só será possível, se a gente souber conversar.

Depois dessa pesquisa, aí sim será possível definir como essa retomada do ambiente físico poderá ser realizado. Não existe receita de bolo e, o que está sendo feito por uma empresa, não necessariamente será o ideal a ser feito na sua , faça isso de acordo com a necessidade de seus colaboradores. Afinal, os “ingredientes” (pessoas) que compõem cada empresa são diferentes.

2. Alinhe o propósito (novo) da empresa

Ninguém sairá dessa pandemia igual entrou e com as empresas, será da mesma forma. O que passamos não foi baseado em um botão de stop/play, onde paramos tudo quando ela começou e, ao retornarmos, apenas apertamos o play e tudo volta a ser com era antes. Por isso, você como gestor e com sua equipe estratégica precisam compreender que bandeira é essa que sua marca vai levar daqui em diante e, o mais importante, alinhar essa “NOVA CULTURA” com seus colaboradores.

Todo mundo precisa de um porque para produzir, para fazer o que fazem e se seus funcionários não entendem esse “novo porque”, pode ser criado um clima de insatisfação e insegurança que, consequentemente, gerará uma queda na produtividade da sua empresa.

3. Recrute (interno ou externamente) as pessoas ideais

Novo realinhamento, novas demandas, novas funções, novas necessidades de entregas e, consequentemente, mudança na estrutura de pessoas na sua organização.

Revendo toda sua estratégia, será fundamental rever todos os processos e, toda a sua hierarquia de cargos e funções. Talvez seja necessária uma reorganização do seu capital humano e, para isso, INVISTA EM UM PROCESSO SELETIVO ESTRATÉGICO. Entenda quem será crucial em cada etapa dos novos processos da empresa.

4. Comece a investir mais do que nunca em treinamentos e desenvolvimento

Enquanto tivermos o modelo mental de que treinamento é custo, talvez o que estamos falando não fará o menor sentido para você. Mas, se você reconhece que treinar sua equipe é investimento, faça isso! 

Se o mundo mudou e as pessoas precisam aprender esse novo mundo e, como trabalharem nele. O como farão isso? A base será treinamento.

Quem está investindo em treinamento em plena pandemia, vai com toda certeza sair na frente. E não estamos falando somente dos treinamentos mais robustos, mas treinamentos “simples” como: “como se adaptar com segurança no retorno ao trabalho”.

Leandro e Leonardo Castelo, Sócios Proprietários da empresa Ecoville disseram:”O limite do crescimento da empresa, é o limite do nosso conhecimento.”. Portanto, quanto mais conhecimento, maior será o horizonte pela frente! 


 Nós mudamos, a forma de consumir mudou e as empresas precisam se adaptarem a esse “novo mundo” e compreender seu propósito de marca.

Mas, se não tiver um capital humano, competente e engajado, para te dar suporte, talvez você poderá entrar na lista das milhares de empresas que estão, cada dia mais, entrando em recessão. Afinal, como dito anteriormente, algumas consequências são previstas se você não cuidar disso. Sentimento de insegurança e desmotivação da sua equipe; dificuldade nas entregas por não saberem ou estarem preparados para entregarem o que é necessário agora, baixa na produtividade da empresa e, consequentemente, baixa na sua atuação no mercado.

VAI FICAR QUEM TIVER QUALIDADE!

 E qualidade, quem entrega, são as pessoas que compõem uma empresa, CUIDE DELAS!


 
 
 

Sobreviverá quem entrega qualidade: investir nas pessoas será o diferencial na reabertura do mercado

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