Você já se estressou com alguns colaboradores que por muitas vezes chegaram atrasados ou faltaram sem avisar, atrapalhando o planejamento das atividades? Também nomeado como absenteísmo, essa ausência de profissionais pode ser um sinal de alerta para a sua empresa. Continue lendo nosso artigo para entender mais sobre o assunto e descobrir como calcular o absenteísmo!
O que é exatamente o absenteísmo?
A palavra absenteísmo significa se abster de uma função ou atividade que deveria ser executada. Aplicado ao trabalho, o absenteísmo representa os atrasos e faltas frequentes sem justificativa. Quando ocorrem em casos específicos, devido a doenças e outros direitos que são concedidos ao trabalhador, a situação não exige tanta preocupação. Porém, quando isso acontece com mais pessoas e com maior frequência, pode ser um alerta de que existem problemas a serem resolvidos dentro da empresa, tanto porque essa ausência traz consequências como:
– Produtividade reduzida;
– Clima organizacional negativo;
– Prazos de entrega e resultados comprometidos.

Mas quais acontecimentos podem levar ao aumento?
– Condições ruins de trabalho;
– Ausência de segurança ao exercer suas atividades;
– Falta de incentivo para o cumprimento das metas;
– Discriminação, preconceito e assédio vindos da empresa ou dos próprios colaboradores, entre outros fatores.
Para descobrir a razão do afastamento dos profissionais, o RH, junto aos gestores, deve observar as evidências e se aprofundar para entender o problema e descobrir a melhor forma de solucioná-lo.
Taxa de absenteísmo: como calcular?
Para fazer esse cálculo, é preciso primeiramente ter um controle de ponto com os registros devidamente feitos, para evitar que os números sejam incorretos. Antes de começar a conta, lembre-se que as férias dos colaboradores não entram porque, além de serem um direito, fazem parte do planejamento da empresa e não trazem custos. A partir disso, o cálculo deve ser feito assim:
Deixe computado a jornada de trabalho diária dos colaboradores e quantos dias por mês eles trabalham. Em seguida, multiplique esse valor pela quantidade de colaboradores com a mesma jornada. O resultado será a quantidade de horas trabalhadas que deveriam ser cumpridas. Na segunda etapa, você deverá tirar desse valor a quantidade de ausências ou as horas de atraso e antecipação dos colaboradores.
Exemplo:
São 15 colaboradores na empresa, 8 horas de trabalho por dia e 22 dias por mês. Ficando dessa forma:
15x8x22= 2.640 horas/mês
Na segunda etapa, coloque as ausências e atrasos, assim:
8 funcionários faltaram um dia cada um e 8 deles atrasaram 1 hora cada um. O resultado será:
8 funcionários x 8 horas de trabalho = 64 horas
8 funcionários x 1 hora de atraso = 8 horas
Somando as horas decorrentes de faltas e atrasos o total será:
64 horas faltadas + 8 horas de atraso = 72 horas de abstenção ao trabalho.
Ao final, para descobrir o índice de absenteísmo, divida o número de horas que foram perdidas pelo número de horas que seria o ideal que a equipe executasse:
72 horas de abstenção / 2.640 de trabalho = 2,7% a taxa de absenteísmo
O ideal é que essa taxa seja a menor possível, por isso, quanto maior o número, mais atenção deve ser dada pela empresa. Faça essa conta em seu negócio e descubra se é hora de alinhar melhor sua gestão para ter mais resultados e garantir que os profissionais também tenham uma boa condição de trabalho.
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