O home office, modelo de trabalho que tem sido muito procurado desde o início da pandemia, pode não ser tão positivo quanto parece. Isso porque, quando os processos e objetivos da empresa não estão adaptados ao modelo, o que realmente precisa ser entregue, pensando nos quesitos estratégicos, é deixado de lado e grande parte do tempo passa a ser destinada às atividades secundárias.

No artigo de hoje vamos explicar como isso acontece e o que deve ser feito para reverter a situação e tornar sua equipe produtiva e estratégica dentro do home office. Continue a leitura para descobrir!

Por que o home office pode ser um risco?

Apesar do grande interesse de pessoas e empresas pelo home office, devido aos diversos benefícios, quando ele não é feito a partir de processos bem definidos e eficazes, há a possibilidade dele se tornar prejudicial. Com a urgência da pandemia, algumas empresas adotaram o sistema sem estruturar esses processos, o que ao longo do tempo torna o home office inviável. Como isso acontece?

Sem o planejamento estratégico e o alinhamento da equipe, o tempo gasto no dia a dia começa a ser desviado para as tarefas que não têm relação com os resultados mas que acabam sendo feitas, como por exemplo participar de reuniões que são demoradas e improdutivas.

A plataforma de gestão do trabalho remoto, Asana, fez um estudo recente que mostra que 58% deste “trabalho extra” compõe a rotina dos profissionais, enquanto apenas 33% é destinado para funções específicas e 9% para o planejamento de metas. O resultado teve destaque devido a essa “urgência” ao adotar o modelo na pandemia mas os índices já eram baixos antes mesmo disso, com 13%, o que nos mostra que, em qualquer época, o home office precisa seguir planejamentos e processos, da mesma forma que o trabalho presencial.

home-office

O que fazer para reverter esse resultado?

O primeiro passo é entender o quanto o planejamento estratégico é fundamental para o crescimento de todo o negócio e que sem ele você terá esses problemas:

Esses prejuízos são mais comuns do que imaginamos, por isso o ideal é que você saiba exatamente quais são os objetivos da empresa e comece a estruturá-los em um planejamento, adaptando cada necessidade ao modelo de home office. 

Começar pensando aonde você quer chegar e como a equipe pode ajudar já é um bom caminho. Hoje encontramos no mercado diversos softwares que conseguem mapear essa estratégia e deixá-la mais visível a todos, isso também pode contribuir.

Seus colaboradores devem ter a mesma visão

Nós vimos em todo o mundo pessoas falando que tiveram maior produtividade no home office, mas precisamos entender que isso não significa fazer centenas de tarefas no menor tempo possível, mas sim fazer as que forem necessárias com maior assertividade, gerando resultados.

Deixe claro essa ideia para a sua equipe para que ela tenha a mesma visão estratégica da empresa. Dê também as ferramentas necessárias para ajudar nesse trabalho e, quando necessário, invista na capacitação desses profissionais para que possam colaborar cada vez mais com o seu projeto.

Você gostou desse artigo? Em nosso blog temos diversos conteúdos sobre gestão de pessoas. Clique aqui para acessar!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *