A gestão tradicional, onde os colaboradores estavam acostumados a se reportarem a todo momento ao chefe, está aos poucos perdendo o lugar no mercado. Isso porque pedir autorização a um gestor em todas as atividades leva tempo e atrapalha nas tarefas diárias, tornando os processos mais complexos e demorados. Por esse motivo, empresas que já têm a gestão horizontal estão se aproximando ainda mais da autogestão, dando liberdade para os profissionais agirem dentro de um acordo pré-definido. Quer entender mais sobre esse conceito e descobrir se a autogestão funciona para o seu negócio? Continue a leitura!
Entendendo mais o conceito de Autogestão
Diferente da gestão tradicional, onde existe uma hierarquia, cargos bem definidos e os profissionais são responsáveis apenas por suas tarefas, a autogestão tem o objetivo de dar aos trabalhadores mais autonomia. Isso porque ela permite que eles tomem decisões sem precisar a todo momento pedir permissão aos gestores. Mas isso não quer dizer que a empresa será direcionada por diversas pessoas e de forma descentralizada, mas sim, que, a partir de um conjunto de regras e normas criadas dentro da corporação, os colaboradores poderão ter mais liberdade para agir em suas tarefas diárias, tomando decisões específicas, negociando prazos e sendo responsáveis pelas suas escolhas.
Ao contrário do que muitos pensam, no sistema da autogestão também existem líderes para repassar o que deve ser feito, os comunicados e fazer a gestão da equipe. Porém, a autonomia dos profissionais continua sendo relevante e o ambiente aberto para discussões, o que permite melhores resultados e uma tomada de decisão mais rápida do que na gestão tradicional.
Mais benefícios em adotar esse modelo
Com base no que você leu até aqui, já deu para perceber que a autogestão pode ser bem vantajosa para o seu negócio, mas os benefícios não param por aí:
- Processos mais democráticos com maior participação da equipe e mais criatividade;
- Desenvolvimento das habilidades e competências dos próprios profissionais, o que é de grande vantagem para a empresa;
- Mais motivação para o colaborador que se sentirá como parte do negócio;
- Maior aproximação deles com a liderança.
É claro que para ter todos esses resultados é necessário preparar bem a sua equipe, o que talvez seja um dos maiores desafios da autogestão. Continue a leitura para descobrir como fazer isso!

Como preparar a empresa para a autogestão
A implementação da autogestão é o momento de preparar os colaboradores para receber essa autonomia e saber como utilizá-la de forma correta. Afinal de contas, não se pode apenas dar essa liberdade para o profissional sem antes desenvolver nele habilidades e explicar pontos importantes sobre o que deve ou não ser feito de acordo com as regras e valores da empresa.
Para começar esse treinamento, deve ser desenvolvida a autogestão pessoal, trabalhando aspectos como:
- Identificar os erros que já foram ou são cometidos com mais frequência no trabalho e começar a resolvê-los;
- Ter uma boa comunicação interpessoal, o que é fundamental no relacionamento com os outros autogestores;
- Entender bem quais são as responsabilidades que aquele colaborador tem e como isso é importante para a empresa;
- Continuar adquirindo conhecimento, dentro ou fora da corporação, para que isso possa ajudar nos resultados.
Já que a autogestão envolve esses aspectos pessoais e do negócio, você também deve trabalhar dentro da empresa uma cultura que mostre a valorização da autogestão e favoreça o ambiente para que ela aconteça.
- Após dar essa autonomia, evite “ficar em cima” dos profissionais a todo momento, atrapalhando a sua liberdade e o seu desenvolvimento;
- Aposte na autoavaliação para que eles possam refletir sobre o seu desempenho;
- Ofereça oportunidades para aumentar o conhecimento através de palestras, workshop ou treinamentos.
Adotar a autogestão é uma grande vantagem competitiva para quem busca mais inovação, criatividade e uma equipe cada vez mais qualificada. Se o seu negócio ainda está distante dessa realidade, comece aos poucos, adotando a gestão horizontal e aumentando o engajamento dos colaboradores até que toda a empresa esteja pronta para se adaptar a esse modelo.
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