A gestão tradicional, onde os colaboradores estavam acostumados a se reportarem a todo momento ao chefe, está aos poucos perdendo o lugar no mercado. Isso porque pedir autorização a um gestor em todas as atividades leva tempo e atrapalha nas tarefas diárias, tornando os processos mais complexos e demorados. Por esse motivo, empresas que já têm a gestão horizontal estão se aproximando ainda mais da autogestão, dando liberdade para os profissionais agirem dentro de um acordo pré-definido. Quer entender mais sobre esse conceito e descobrir se a autogestão funciona para o seu negócio? Continue a leitura!

Entendendo mais o conceito de Autogestão

Diferente da gestão tradicional, onde existe uma hierarquia, cargos bem definidos e os profissionais são responsáveis apenas por suas tarefas, a autogestão tem o objetivo de dar aos trabalhadores mais autonomia. Isso porque ela permite que eles tomem decisões sem precisar a todo momento pedir permissão aos gestores. Mas isso não quer dizer que a empresa será direcionada por diversas pessoas e de forma descentralizada, mas sim, que, a partir de um conjunto de regras e normas criadas dentro da corporação, os colaboradores poderão ter mais liberdade para agir em suas tarefas diárias, tomando decisões específicas, negociando prazos e sendo responsáveis pelas suas escolhas.

Ao contrário do que muitos pensam, no sistema da autogestão também existem líderes para repassar o que deve ser feito, os comunicados e fazer a gestão da equipe. Porém, a autonomia dos profissionais continua sendo relevante e o ambiente aberto para discussões, o que permite melhores resultados e uma tomada de decisão mais rápida do que na gestão tradicional.

Mais benefícios em adotar esse modelo

Com base no que você leu até aqui, já deu para perceber que a autogestão pode ser bem vantajosa para o seu negócio, mas os benefícios não param por aí:

É claro que para ter todos esses resultados é necessário preparar bem a sua equipe, o que talvez seja um dos maiores desafios da autogestão. Continue a leitura para descobrir como fazer isso!

Como preparar a empresa para a autogestão

A implementação da autogestão é o momento de preparar os colaboradores para receber essa autonomia e saber como utilizá-la de forma correta. Afinal de contas, não se pode apenas dar essa liberdade para o profissional sem antes desenvolver nele habilidades e explicar pontos importantes sobre o que deve ou não ser feito de acordo com as regras e valores da empresa.

Para começar esse treinamento, deve ser desenvolvida a autogestão pessoal, trabalhando aspectos como:

Já que a autogestão envolve esses aspectos pessoais e do negócio, você também deve trabalhar dentro da empresa uma cultura que mostre a valorização da autogestão e favoreça o ambiente para que ela aconteça.

Adotar a autogestão é uma grande vantagem competitiva para quem busca mais inovação, criatividade e uma equipe cada vez mais qualificada. Se o seu negócio ainda está distante dessa realidade, comece aos poucos, adotando a gestão horizontal e aumentando o engajamento dos colaboradores até que toda a empresa esteja pronta para se adaptar a esse modelo.

Em nosso blog e nas redes sociais temos diversos conteúdos sobre esses assuntos e para ajudar na gestão de pessoas da sua empresa. Clique aqui para acessar e conferir agora mesmo!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *