Como aumentar o engajamento dos funcionários: veja 5 dicas essenciais!

Você sabia que o nível de envolvimento dos funcionários com o trabalho afeta a qualidade e a produtividade dentro de uma organização? De acordo com um estudo da Gallup, empresas com altos índices de engajamento chegam a ter 22% a mais de produtividade. Assim, investir na motivação de colaboradores é extremamente benéfico para a organização.

Pessoas comprometidas com os valores e os objetivos de uma organização fazem suas tarefas com entusiasmo e empenho — e, com isso, há a geração de resultados expressivos. Por isso, é fundamental investir em ações que ampliem o envolvimento do pessoal com a empresa. 

Tem dificuldade de engajar pessoas? Neste texto, listamos 5 sugestões essenciais para elevar a motivação das pessoas no ambiente de trabalho. Continue a leitura e mãos à obra!

1. Conheça a equipe e saiba o que a motiva

Você sabe o que estimula os funcionários a trabalharem na sua empresa? Um bom gestor deve conhecer bem a equipe pela qual é responsável e entender os incentivos que cada um precisa para realizar as atividades ocupacionais de maneira adequada.

Apesar de cada pessoa ter um impulso interno que a leva a agir produtivamente no trabalho, o papel da empresa é trazer essa motivação para a vida do colaborador por meio do estímulo ao engajamento dos profissionais. Isso é alcançado por meio de ações visando a melhoria da integração e aumento do comprometimento com a organização, de acordo com as demandas da equipe.

2. Envolva os colaboradores nos projetos da empresa

Um ponto básico para o engajamento é a crença do funcionário na empresa e nas atividades exercidas na organização. Para ter dedicação, os colaboradores precisam ver o seu trabalho como relevante e, também, os seus esforços como geradores de sucesso para a companhia.

Dessa forma, é fundamental envolver os profissionais nos projetos da empresa. Deixe evidente para todos quais são as metas e a missão da organização. Pense que os funcionários precisam ver o negócio como se também fosse deles, para sentirem-se verdadeiramente parte do time.

3. Forneça feedback regularmente

Críticas construtivas ajudam os profissionais a identificarem os pontos que precisam ser melhorados. No entanto, não esqueça de parabenizar os esforços que têm dado resultados, já que elogios ajudam a manter os funcionários motivados.

Procure dar feedback regulamente. Faça isso de forma a mostrar apoio e com sugestões para que os colaboradores possam aperfeiçoar as atividades no local de trabalho.

4. Reconheça e recompense

Não dá para ampliar o engajamento sem reconhecer os esforços dos profissionais. Além dos elogios e das parabenizações, os gestores podem oferecer recompensas para valorizar e motivar as equipes.

Para isso, pense em formas de incentivo, por exemplo, ajustes salariais, promoções, folgas extras, brindes, entre outras retribuições que, não necessariamente, precisam ser monetárias. Recompensas podem ser úteis para que os funcionários façam um esforço extra para gerar mais resultados para a empresa.

5. Tenha um plano de carreira adequado a cada setor

Para que o profissional dedique-se à empresa, ele precisa ver possibilidades de crescimento na organização. Portanto, você precisa dispor de um plano de carreira bem determinado e adequado a cada setor.

Assim, o colaborador vai saber quais são as oportunidades dentro da companhia e pode se planejar de acordo com as suas próprias metas. Além disso, estimule os funcionários a desenvolver competências primordiais para a progressão profissional na organização.

Agora, chegou a hora de colocar as nossas dicas em prática e melhorar o engajamento dos funcionários. Lembre-se de que profissionais mais motivados são mais produtivos.

Tem mais alguma sugestão para aumentar o engajamento da sua equipe? Outras dúvidas sobre o assunto? Então, deixe um comentário no post — queremos saber a sua opinião!

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