O processo de recrutamento e seleção é um dos mais importantes na gestão de pessoas. E por carregar um peso grande de responsabilidade, a fase de admissão do profissional adequado ao cargo pode gerar dúvidas e preocupações. Afinal, uma contratação sem assertividade gera alto custo para a empresa.
Para reduzir — e até mesmo eliminar — essa preocupação, é preciso avaliar os pontos certos, dando atenção aos detalhes que tornam o processo mais claro e seguro.
Quer descobrir como recrutar os melhores profissionais para integrar o seu time? No post de hoje, trazemos dicas preciosas para que você saiba como definir o perfil ideal do candidato para sua empresa. Continue a leitura e fique de olho!
Muitos profissionais de recrutamento não dão importância à fase de briefing de uma vaga. Além disso, não são raros os casos em que eles buscam uma descrição de cargo pronta na internet e a utilizam em seus procedimentos de contratação.
Nada justifica esse erro, nem mesmo a urgência da vaga ou a pressão por parte do gestor. O briefing é um filtro que delimita a oportunidade e aumenta as chances de encontrar a pessoa certa sem perder tempo com entrevistas erradas.
Portanto, sente-se com o gestor, faça as perguntas certas e peça para ele detalhar ao máximo as suas expectativas, assim como o ritmo de trabalho da equipe e as metas do setor. Isso potencializa sua investigação quando estiver frente a frente com o candidato.
Quando se procura um profissional, naturalmente você e a empresa já sabem algumas das qualificações obrigatórias para o início das atividades. Essa definição é importante para alcançar êxito na contratação e minimiza atrasos e retrabalho.
Ao levantar todas qualificações inerentes e imprescindíveis ao cargo em questão, especifique-as no descritivo dando destaque à sua obrigatoriedade, para afastar candidatos desqualificados. É interessante ir além, acrescentando outras qualidades desejáveis que, mesmo não sendo obrigatórias, enriquece e facilita a seleção.
Quando um profissional trabalha com seus propósitos alinhados aos da empresa, o resultado é incrivelmente melhor.
O propósito está ligado à cultura do candidato e, por isso, é preciso ter cautela ao analisar esse ponto. A contratação de alguém com perfil muito discrepante, mesmo que as competências casem com a vaga, pode não ser uma boa ideia.
Pelas características que o candidato colocou no currículo ou, se precisar, por meio de um bate-papo com ele por telefone, é possível conhecer melhor suas aspirações em relação ao ambiente, à missão e aos valores da empresa em que ele quer trabalhar.
Contratar um profissional com motivações semelhantes ao objetivo da empresa contribui para uma relação mais saudável e produtiva. Além disso, quando o colaborador ama o trabalho, ele cria um campo fértil para a criatividade e a inovação.
Cada perfil possui um comportamento diferente que define os locais onde eles se encontram. Se você procura candidatos de alta gestão, por exemplo, talvez não seja interessante divulgar essa oportunidade em uma rede social como o Facebook.
O local onde a vaga será divulgada é importante para que você delimite os candidatos que receberá em seu processo. Se divulgada da forma correta, o processo será finalizado com mais rapidez e competência.
Viu só? Determinar qual é perfil ideal do candidato é uma tarefa que precisa de muito cuidado para que a empresa possa poupar tempo e dinheiro e, no final, obter sucesso certeiro.
Quando se tem um time de RH competente e experiente, essa missão será cumprida com eficiência e rapidez. Esses aspectos são inegociáveis em tempos de otimização de custos e tempo!
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