Encontrar o profissional ideal para uma empresa é um dos grandes desafios no recrutamento e na seleção de pessoas. Contudo, criar uma excelente descrição de vaga pode ser o primeiro passo para acertar na busca.
Essa descrição vai ser o contato inicial do profissional com a organização, daí a sua importância na atração de pessoas adequadas à cultura organizacional do local. No anúncio, devem constar não apenas as responsabilidades e requisitos do cargo, mas também informações relevantes sobre a empresa para cativar os candidatos.
Quer descobrir como elaborar uma ótima descrição de vaga para atrair os melhores talentos? Continue lendo e torne os seus processos seletivos mais eficazes com nossas dicas!
Para achar o candidato com o perfil certo é fundamental compreender o que é esperado dessa pessoa. Quais são as responsabilidades e as tarefas que devem ser executadas pelo futuro funcionário? Se tiver alguma dúvida, converse com o gestor da área que vai receber esse colaborador. Entenda o que a empresa precisa para evitar contratações inadequadas.
Seja claro e objetivo na hora de escrever a descrição do perfil desejado. No título já deve estar explícito o cargo para atrair as pessoas com a experiência e o nível adequados. Por exemplo, ao colocar “auxiliar administrativo” ou “gestor de pessoas”, você começa a diferenciar o público-alvo.
Não se esqueça de adequar a descrição às pessoas que quer atrair para a organização. Use frases direcionadas para esse público. A ideia é passar a sensação de que aquela vaga é exatamente a oportunidade que o candidato busca.
Se a intenção é atrair profissionais de comunicação mais criativos, por exemplo, o texto pode ser um pouco menos rígido. No entanto, não deixe de lado a cultura da empresa. Caso a corporação tenha uma imagem mais séria, a linguagem deve seguir para o lado formal.
Na descrição, não deve faltar a lista de pré-requisitos para o cargo, como escolaridade, experiência, competências e habilidades. É necessário um curso superior, ter trabalhado em determinada área ou possuir algum conhecimento específico? Cite o que é exigido.
Especificar as qualificações obrigatórias ajuda a ser mais efetivo na contratação de talentos, pois evita que as pessoas que não atendam aos requisitos básicos se candidatem.
Porém, tenha cuidado para não confundir as características que são realmente essenciais daquelas apenas “desejadas”. Estender demais a lista de exigências pode afastar bons candidatos e dificultar o processo de recrutamento. Foque no que é, de fato, necessário.
Em uma seleção, não basta apenas colocar as demandas da empresa, também é fundamental mostrar o que a organização tem a oferecer para o futuro funcionário. Quais são os benefícios e flexibilidades disponíveis? O que diferencia a companhia das concorrentes? Por que aquela pessoa deve fazer parte do seu negócio?
Lembre-se que o candidato também tem opções. Por isso, a descrição deve expor os atrativos da vaga, assim como transparecer a cultura da organização para atrair talentos compatíveis. Inclua informações sobre a empresa, como objetivos, valores e missão. Além disso, diga qual a expectativa de salário e outros benefícios, como bônus, plano de saúde ou auxílio-creche.
Com uma descrição de vaga adequada é possível atingir o profissional ideal e facilitar o processo seletivo, além de achar a pessoa certa, que vai se engajar na empresa e, assim, ajudar a impactar positivamente a produtividade da organização.
Achou útil este texto sobre descrição de vaga? Quer ler mais dicas sobre como atrair talentos? Então, leia também o artigo sobre como definir o perfil ideal do candidato para a empresa.
A Paola Salgado Gestão de Carreiras oferece os melhores conteúdos para promover transformações no ambiente corporativo, buscando sempre eficiência em processos e, especialmente, em resultados.
© 2020 Paola Salgado – Gestão de Carreira.