Ter um clima organizacional positivo é importante para qualquer empresa que deseja ter um bom funcionamento, produtividade, motivação e o engajamento dos colaboradores. Porém, para que isso se torne uma realidade, existem algumas atividades que devem ser realizadas e alguns pontos a serem analisados, e você pode começar esse trabalho através da pesquisa de clima organizacional.

Quer saber o passo a passo de como realizá-la e conquistar um ambiente empresarial saudável? Continue lendo o nosso artigo!

Por que você deve fazer uma pesquisa de clima organizacional

Como você já sabe, essa é uma importante ferramenta que ajuda a identificar a percepção dos colaboradores acima da empresa, descobrindo como eles se sentem, as melhorias que eles gostariam que fossem feitas e a satisfação com o ambiente de modo geral. Além de ajudar também a tornar a empresa como uma marca empregadora, contribuindo com a atração de talentos e no branding apresentado ao consumidor.

A partir da coleta dos dados da pesquisa de clima organizacional, você, juntamente com os outros gestores e profissionais de RH, poderão fazer a análise deles, identificando pontos como:

– Aspectos que possam estar impedindo o desempenho;

– O quanto os profissionais estão ou não engajados com o seu negócio;

– Como a comunicação, a liderança e o espaço podem estar interferindo no trabalho;

– Um direcionamento para realizar melhorias e resolver conflitos, contribuindo com a satisfação e a retenção de talentos.

Por trazer informações tão importantes, o ideal é que você realize a pesquisa de clima organizacional periodicamente, ajudando a manter o bom ambiente de trabalho e conferindo o resultado daquilo que já foi feito. Mas, para isso, você precisa saber planejar e estruturar bem a sua pesquisa, então vamos ao passo a passo.

Criando a sua pesquisa de clima organizacional 

1 – Comece pelo planejamento

Essa é a hora de definir os objetivos com a pesquisa, quando ela será feita, através de qual método (online, com softwares específicos para isso ou de forma impressa), para quem será aplicada e quais indicadores deseja-se avaliar. Nesse primeiro passo é fundamental que tudo seja bem estruturado para evitar erros durante a execução e na hora de mensurar os dados.

2 – Em seguida, crie as perguntas

De acordo com o objetivo que você definiu na etapa anterior, comece a desenvolver as perguntas baseando-se nas respostas que você precisa encontrar. Existem algumas que são mais comuns e indispensáveis nos formulários:

– Você se sente confortável no seu espaço físico de trabalho?

– O volume de trabalho que você executa está alto?

– A comunicação interna dentro da empresa é satisfatória?

As questões podem ser de múltipla escolha, sentenças para afirmar ou discordar, ou qualquer outra opção que deixe claro a opinião dos colaboradores.

3 – Avise os profissionais e comece a aplicá-la

Seja por e-mail, reuniões ou comunicados, não deixe de informar que está sendo realizada uma pesquisa e que é importante, além da transparência, a participação de todos, contribuindo com uma melhora dentro da empresa. Para que todos se engajem, você pode criar uma campanha interna incentivando a participação através da liderança, de forma criativa com vídeos e imagens e deixando claro que não é obrigatória a identificação ao responder os formulários.

4 – Reúna essas informações

Os gráficos podem ajudar muito nesse momento para organizar os dados, assim como a separação por categorias. Caso existam avaliações anteriores, procure deixá-las próximas para comparar os resultados. Após recolher essas informações, comece a fazer as análises para tirar as conclusões.

Analisando os dados da pesquisa de clima organizacional

A partir das respostas dadas a cada pergunta que foi criada de forma objetiva, você poderá observar os pontos positivos e negativos dentro da corporação. Na pergunta “A comunicação interna dentro da empresa é satisfatória?”, por exemplo, caso a resposta seja negativa, você saberá que há muitos aspectos a melhorar nela. Dessa forma, a equipe de gestores e RH deverá elaborar soluções para que a comunicação seja mais eficaz, através de softwares, disparo de e-mails, mais reuniões semanais, entre outras soluções, de acordo com a empresa.

Alertar aos colaboradores sobre as melhorias que a empresa está realizando é um grande diferencial nesse momento, porque mostra o quanto ela está se dedicando para resolver aquilo que foi apontado na pesquisa. Isso motiva a participação nas próximas e incentiva também o próprio trabalhador a ser mais produtivo e se dedicar mais à organização.

Sua empresa faz pesquisas de clima organizacional com frequência? Comece a realizá-las e conte para nós os resultados!

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