A comunicação interna tem um importante papel estratégico dentro das organizações e é por isso que grandes empresas como Wise Up, Toyota, Coca-Cola e Fiat investem em ações diárias e em uma boa equipe para cuidar disso. 

A atenção a esse assunto é comum entre elas por saberem que, quando se tem uma boa comunicação interna, é notável o fortalecimento da cultura organizacional, o maior alinhamento dos profissionais com o negócio, assim como o bom engajamento. Tudo isso, é claro, leva às vantagens que você já deve ter imaginado como mais produtividade, assertividade e, consequentemente, maiores resultados financeiros.

Mesmo sabendo de todos esses benefícios, estudos apontam que as empresas ainda não estão investindo na boa comunicação interna. De acordo com uma pesquisa divulgada pela SocialBase, 35% das empresas não possuem um setor responsável por essa tarefa e 75% dos entrevistados apontaram ter dificuldades em localizar informações dentro das organizações.

Assim como nos relacionamentos pessoais, a comunicação dentro de um negócio também deve existir e ser bem feita, afinal de contas, os erros gerados pela falta dela podem levar à perda de tempo e recursos.

Se você não quer cair nos erros de comunicação, continue lendo nosso artigo!

Erros de Comunicação interna que você pode estar cometendo

1- Não estar por dentro das necessidades do colaborador e não escutá-lo

“Você deve escutar os colaboradores” é uma frase que falaram para você inúmeras vezes. Porém, mesmo depois de ouvir, você parou para analisar se está mesmo fazendo isso?

Oferecer canais para que os profissionais façam suas sugestões e questionamentos não se torna eficaz se, após receber aquelas informações, você não as aproveita de alguma forma para trazer melhorias. Do mesmo modo, não oferecer feedback para o colaborador, tanto de seus questionamentos quanto do trabalho realizado, também faz com que a comunicação se torne unilateral.

Se você quer encorajá-los a participar, a tomarem iniciativas positivas para o seu negócio e a serem mais criativos, precisa entender quais são as reais necessidades da equipe e estar verdadeiramente aberto para escutá-los.

2 – Não passar informações e fazer mudanças sem comunicá-los

Para o colaborador, realizar um projeto/atividade e ter que descartá-lo ou fazer grandes alterações porque não lhe foi passado as informações corretas, pode levar a um grande nível de estresse e frustração com a empresa. Quando as informações são retidas, eles começam a não se sentir parte da companhia e ficam mais distantes dos objetivos e metas que foram determinadas.

As tomadas de decisão importantes, feitas sem o consentimento ou aviso prévio aos profissionais, também colaboram para a redução do engajamento de todo o time, deixando-o cada vez menos motivado com o trabalho.

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3 – Contrariar os valores e objetivos da própria empresa

A famosa e tão comum “hipocrisia”. Um exemplo disso é falar sobre a importância dos profissionais se dedicarem e se esforçarem pela empresa, mas a mesma não faz nada para contribuir com o crescimento deles, seja com treinamentos ou com um bom plano de carreira.

Tudo aquilo que o seu negócio defende perante aos profissionais, deve se tornar uma espécie de “religião” e ser rigorosamente seguido, para não contradizer os valores e deixar os profissionais desmotivados.

4 – Achar que o excesso de comunicação interna a torna eficiente

Receber todos os dias dezenas de e-mail ou encontrar muitos papéis no mural da empresa aumenta as chances daquelas informações nunca serem lidas. Se você quer passar algo para os colaboradores, procure ser objetivo e, se for necessário, abuse da criatividade. Comece a utilizar imagens e vídeos, que sejam de rápida visualização, seguindo a linha de infográficos, com figuras e informações em destaque, para despertar a atenção e garantir que a informação será passada. 

A eficácia da comunicação não está na quantidade de comunicados, mas sim na forma que eles são feitos. Aproveite esses recursos para deixar todos alinhados com as estratégias da empresa e cada vez mais engajados.

Qual desses erros você comete ou já cometeu dentro da sua empresa?!

Fazer uma boa gestão de pessoas não é fácil, mas é uma tarefa necessária e que pode gerar excelentes resultados. Confira em nossas redes diversas dicas para te ajudar nisso!

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