Sem dúvidas você já ouviu falar em algum momento sobre Cultura Organizacional, porém, nem todos entendem bem o que isso significa e por isso, acabam deixando de lado. O que você, como um bom gestor, deve saber, é que ela é uma grande aliada para o sucesso do seu negócio e por isso precisa conhecê-la. Continue a leitura do nosso artigo para descobrir tudo sobre o assunto e deixar o seu negócio ainda mais preparado para o mercado!
O que é uma Cultura Organizacional?
Também identificada como cultura empresarial e corporativa, a Cultura Organizacional é o que determina como será a conduta da empresa em seus negócios e na forma como se relaciona com seus clientes, colaboradores e parceiros. Dentro dessas definições, estão incluídas por exemplo algumas políticas, práticas e comportamentos que devem ser seguidos por todos. A cultura de uma empresa representa também a missão e os valores da marca com relação ao mercado, às pessoas e ao meio ambiente. Para criá-la é preciso levar em consideração as características específicas do negócio, garantindo que todas as regras e definições sejam adequadas a ele.
Por que minha empresa deve ter uma Cultura Organizacional bem alinhada?
Toda empresa já tem, mesmo que de forma não explícita, uma cultura organizacional. Porém, quando o profissional entende claramente esse posicionamento e compartilha os mesmos valores da companhia, ele cria um vínculo com ela, evitando os problemas de produtividade e, principalmente, de rotatividade. Toda essa estrutura permite que os colaboradores tenham uma competição saudável e alcancem seus objetivos profissionais, contribuindo consequentemente, com o sucesso da empresa.
Da mesma forma que não adianta você ter o carro do ano se não souber dirigir, também não resolve se você tiver os melhores profissionais e o ambiente não for preparado para engajá-los e gerenciá-los. Por ser a responsável por desenvolver os procedimentos e normas de uma empresa, a Cultura Organizacional é fundamental para guiar e motivar a equipe.
Mas como saber qual é a melhor Cultura Organizacional e descobrir em qual a sua empresa se encaixa?
4 Tipos de Cultura Organizacional
Uma das definições mais utilizadas para os tipos de Cultura Organizacional, é a do filósofo e especialista em comportamento organizacional Charles Handy, que dividiu os modelos em 4 categorias:
Cultura do Poder
Dentro dela, o poder é voltado a poucas pessoas, como acontece em algumas pequenas empresas mais tradicionais, onde toda a influência é exercida somente pelo dono. Dessa forma, o poder de decisão estará sempre restrito a ele, e por isso existem poucos regulamentos e regras. Nesse ambiente pode ser mais difícil para o colaborador desenvolver suas habilidades por existirem barreiras na hora de implantar a inovação.
Cultura dos Papéis
Adotada por organizações mais burocráticas, a Cultura dos Papéis possui mais cargos e funções definidas, assim como suas regras. Por ter uma estrutura mais rígida e ser engessada, pode haver maior lentidão nos processos e nas tomadas de decisões, até mesmo nas mais simples, além de menor comunicação e interação da equipe.
Cultura de Tarefas
Para cada profissional é destinada uma tarefa específica, possibilitando que ele extraia o máximo de seu potencial. Com mais flexibilidade e liberdade, esse modelo contribui com a motivação e satisfação dos profissionais, mas gera uma maior dificuldade no controle e no monitoramento das tarefas.
Cultura de Pessoas
Esse tipo de cultura tem como seu principal alvo a valorização de pessoas. A liderança se esforça para garantir um bom relacionamento entre os colaboradores, além da preocupação com toda a infraestrutura do local. Por este motivo, há maior integração e a construção de um plano de carreira onde possam se desenvolver. Dentro das startups, esse modelo é bastante utilizado.
Sua empresa não precisa definir um desses modelos e tê-lo como único na organização. Cada negócio pode criar o seu, utilizando como referência aqueles que já são aplicados em alguns lugares.

Como garantir a eficácia da Cultura Organizacional?
Para assegurar que todos estejam adaptados à cultura da empresa, é interessante deixar um modelo mais flexível e seguir alguns passos:
- Conheça os colaboradores para descobrir como eles se comunicam entre si e até mesmo perceber se há algo a ser mudado. Com pesquisas de opinião e um maior contato com os setores, fica mais fácil garantir uma boa relação entre o trabalho realizado e os objetivos da empresa;
- Utilize os líderes como um elo. Eles devem ser os principais responsáveis pela propagação da cultura, facilitando a inserção dela na rotina;
- Aproveite os canais de comunicação para passar informações, transmitir notícias e comunicados sobre a empresa, suas conquistas e mudanças.
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