Depois de alguns anos passando por momentos de crise, as empresas foram forçadas a olhar para seus clientes e colaboradores de uma forma diferente, levando em consideração suas novas necessidades e desejos, gerados não só pela pandemia, mas por uma tendência que já era esperada nos próximos anos.
A partir dessas novidades no comportamento humano, nós já percebemos os diversos reflexos no mercado de trabalho, trazendo mudanças que deixam de ser relevantes apenas na conquista de clientes e passam a ser importantes também na hora de contratar pessoas e executar atividades dentro das empresas.
No artigo de hoje vamos falar sobre essa nova busca dos negócios e como toda essa transformação irá impactar o mercado em 2023. Continue a leitura conosco para descobrir!
Não só de técnicas vive o homem
O que todos nós já sabemos, ou pelo menos percebemos nos últimos anos, é que um bom profissional tem mais do que o conhecimento técnico. Um estudo de tendências realizado pelo LinkedIn em 2019 confirma essa percepção. Segundo ele, 92% das pessoas acreditam que as habilidades importam tanto ou mais do que as competências técnicas.
Ser assertivo realmente envolve habilidades e comportamentos que vão além de uma simples execução de tarefas. Bom relacionamento com a equipe, boa comunicação, criatividade, entre outros pontos, são importantes complementos para qualquer colaborador. Agora então, perante ao cenário que vivenciamos, essas soft skills passam a ser requisitos básicos na busca por qualquer profissional e, questões pessoais como calma, controle emocional e organização, irão se tornar destaque entre essas soft skills em 2023. Continue lendo para entender o motivo.

Organização
Sem calma e sem organização, nenhum profissional consegue gerar resultados. Mas se sempre foi assim, porque essa cobrança está recebendo maior atenção agora?
Do início da pandemia até hoje, uma tendência que permaneceu e continuará presente é o home office. Dentro desse modelo de trabalho, além das habilidades técnicas, o que não pode faltar é a calma e a organização, que são premissas da autogestão.
O home office pode ser um modelo muito eficaz, porém, sem essas habilidades, o colaborador terá grande dificuldade para se adaptar. No início, até mesmo por ter sido uma novidade, muitas empresas precisaram desenvolver esses pontos em seus colaboradores, mas hoje, considerando que as contratações de alguns negócios já têm o home office como foco, a cobrança acontecerá nos desde os processos de recrutamento.
Controle emocional e calma
Não há quem não tenha passado por momentos de estresse, ansiedade ou qualquer tipo de descontrole emocional nos últimos anos. Com as crises geradas pela pandemia, discussões políticas e outros fatos que sempre acontecem, mas que tiveram maior destaque recentemente, aprendemos que a calma e o controle emocional são necessários para o convívio social e principalmente no ambiente profissional. Seja para gerir equipes ou simplesmente se relacionar com os colegas, ele é necessário.
A questão é que esse equilíbrio nem sempre está dentro do nosso controle e, provavelmente, mesmo recrutando bons colaboradores, pode ser necessário desenvolvê-los nesse aspecto.
Um bom ambiente organizacional, assim como as políticas da empresa, colaboram com esse estado e fazem com que os resultados sejam ainda melhores. Afinal de contas, quanto maior for a saúde mental dos seus colaboradores, mais propício eles estão a gerar resultados.
E como contribuir para isso?
- Com uma cultura que valoriza o respeito e a competição de maneira saudável;
- Com incentivos aos cuidados que contribuem com a saúde mental, como a prática de exercícios físicos, terapia, yoga, entre outros recursos;
- Com treinamentos que ensinam esses profissionais a trabalhar o controle emocional e a calma no dia a dia e nos momentos de crise.
São cuidados que você provavelmente já viu em outros artigos e materiais, mas que ainda são ignorados por diversas empresas, até mesmo por elas não se sentirem responsáveis pelo bem-estar mental de seus colaboradores. Se você ainda pensa dessa forma, leia nossos posts sobre o assunto e comece a aplicar as dicas para ver os resultados.
(Para conferir nossos conteúdos gratuitos é só clicar aqui.)
Todo ano passamos por pequenas mudanças que ao longo do tempo moldam a nossa forma de trabalho e por isso não devem ser ignoradas, até mesmo porque a adaptabilidade é fundamental para qualquer negócio, então esteja sempre atento.