É só iniciar um novo ano para começarmos a fazer grandes planos e pensar nas metas pessoais e profissionais para serem alcançadas. Você provavelmente já sabe que precisa entrar na academia, trocar de carro, fazer mais viagens… mas o que será feito para a sua equipe? Afinal de contas, a relação entre colaborador e empresa deve ir além do que a realização de tarefas. Quais são os planos para aumentar o engajamento com os colaboradores? Como você e o RH pretendem fortalecer a comunicação interna em 2022? Motivá-los, valorizá-los e garantir o bem-estar dos profissionais em 2022 precisa ser uma prioridade.
Nesse primeiro artigo do ano em nosso blog, preparamos dicas especiais para te ajudar nisso através de datas significativas. Continue a leitura para descobrir o que deve ser feito e porque todas essas ações são importantes.
Ano novo, comunicação interna renovada
Você já fez as contas de quantas vezes viu, no último ano, pessoas e empresas falando sobre a importância de cuidar do relacionamento com os colaboradores? E esse ano a tendência é que isso se reforce cada vez mais. Um estudo feito pelo Instituto de Pesquisa Gallup mostrou que a diferença entre equipes engajadas e não engajadas, é que os colaboradores engajados são 17% mais produtivos, vendem 20% a mais e têm 40% a menos taxas de absenteísmo. Qual empresa não quer esse resultado a partir de agora, não é mesmo? Mas o que as datas comemorativas têm a ver com isso?
Dia das mães, dia do vendedor e dia das mulheres, por exemplo, são datas que podem ir muito além da lembrancinha, já que têm um grande potencial para aumentar a interação com os colaboradores. Dentro de cada data, é possível criar uma campanha que envolva a participação de todos e mostre o quanto a empresa se importa com cada profissional. Continue lendo e veja como fazer isso.
Quais datas apostar na Comunicação Interna em 2022 e como utilizá-las
Dia das mulheres
Começando por uma data que já está próxima, você pode incluir na sua comunicação interna em 2022 o dia das mulheres, que é comemorado em 08 de março.
Quantas mulheres atuam na sua empresa hoje? Quais são as políticas do negócio para incentivar e favorecer o desenvolvimento delas? Já mostramos em outros artigos o quanto a diversidade e a inclusão de mulheres, principalmente em cargos de gestão, aumenta o engajamento e os lucros da empresa. Se dentro da corporação já existem mulheres ocupando essas posições, esse é o momento propício para agradecê-las e mostrar os grandes resultados que elas geram. Agora, se você ainda precisa fazer transformações no ambiente de trabalho para favorecer essa inclusão, a ocasião pode ser recomendada para abrir um espaço de diálogo.
Distribua formulários de pesquisas, impressos ou online, onde elas e também os homens possam expor opiniões, dar sugestões e mostrar aos gestores o que ainda precisa ser feito para que as mulheres ocupem posições de destaque e se desenvolvam dentro da empresa.
Dia do Trabalhador
Quem nunca sentiu a sensação de ter feito um bom trabalho e não ser reconhecido? O incentivo e o reconhecimento fazem parte das necessidades humanas e, quando eles aparecem, a dedicação dos colaboradores também aumenta. É claro que esse tipo de “agradecimento” deve ser feito com maior frequência aos colaboradores, mas você também pode utilizar o Dia do Trabalhador para valorizar a equipe de modo geral. Para isso, podem ser distribuídos brindes, prêmios, folgas ou até mesmo ser criada uma semana do trabalhador. Nela você pode oferecer aos profissionais aulas e palestras com dicas de bem-estar, saúde mental e equilíbrio entre vida pessoal e profissional, por exemplo.

Dia das mães
Ainda falando sobre inclusão e diversidade, seguimos no mês de maio, quando comemoramos o dia das mães. De acordo com a pesquisa feita pela Fundação Getúlio Vargas, 40% das mulheres saem do mercado formal de emprego depois de serem mães. Acolher mulheres nesse período, seja durante a gestação ou depois da licença à maternidade, é um dos diferenciais das empresas que têm o certificado de bom ambiente de trabalho, pelo Great Place to Work Brasil. Além de ajudar o negócio a não perder talentos, ações como essa têm efeitos positivos para qualquer marca. O que você pode fazer, especialmente nessa data, para as mulheres que já estão grávidas dentro da empresa? Como o seu negócio pode favorecer a contratação de mães que tiveram filhos nos últimos anos?
Dia da Amizade, 30 de julho
Uma equipe produtiva é composta por grandes colegas. No ano passado mostramos que equipes de alta performance fofocam e saem para beber, como confirma a pesquisa feita pelo psicólogo Ron Friedman. Uma data como essa, pode ser importante para a sua comunicação interna em 2022, estreitando ainda mais os laços e melhorando o relacionamento da sua equipe. Proporcione momentos para que esse encontro aconteça.
Setembro Amarelo
Tanto se fala sobre saúde mental e com razão. A rotina exaustiva de trabalho, em junção com a vida pessoal, pode trazer muitas consequências negativas para o psicológico de qualquer profissional.
O setembro amarelo, que é uma campanha mundial de prevenção ao suicídio, traz a oportunidade de trabalhar, dentro da sua empresa, assuntos relacionados à ansiedade, depressão, síndrome de burnout e tudo que envolva a saúde emocional. Ofereça neste mês palestras com psicólogos, atendimentos gratuitos de terapia, cartilhas e qualquer outro material que ajude na valorização da vida.
Dia dos Pais
Alguns homens parecem ser “mais fortes”, no quesito emocional, mas a verdade é que todo mundo gosta de passar por momentos que envolvam homenagens e mexam com os sentimentos. Em um dia especial como esse, a empresa pode preparar recados, dos filhos para os pais, e transmiti-los em um café da manhã, ou entregá-los em forma de bilhete, junto a fotos ou alguma lembrança.
Atrás de todo profissional existe um tipo de motivação e demonstrar que se importa com ela mostra a eles que aquilo também é importante para a empresa.
Comunicação Interna em 2022: chegou a hora de melhorar o seu negócio
Gostou das dicas? Esse é o momento certo para começar a planejar cada ação. Você pode dedicar um dia específico, uma semana ou até mesmo o mês inteiro para comemorar cada data ou falar sobre cada campanha.
Lembre-se que essas dicas são apenas exemplos, e que você pode adequá-las de acordo com o perfil da equipe e a identidade da sua empresa.
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