ENTENDA A IMPORTÂNCIA DA GESTÃO DE PESSOAS NAS EMPRESAS

A gestão de pessoas em uma empresa não se trata apenas da atividades burocráticas, relacionadas ao ponto, férias, atestados, entre outros. Está relacionado com a melhoria do clima organizacional, promover um ambiente mais saudável e amigável para os colaboradores, tornando a empresa mais produtiva. 

Se você pretende fazer uso das vantagens que a gestão de pessoas pode conceder à sua empresa continue lendo e confira um pequeno manual com as principais informações sobre essas atividades.

Mas o que é a gestão de pessoas?

A gestão de pessoas consiste na gestão de todo capital humano de uma empresa, que é o seu bem mais precioso. Os colaboradores que são os responsáveis pelo sucesso de uma empresa. 

Ela não é exclusiva nem do departamento de recursos humanos e nem dos gestores de equipes, mas de ambos. Geralmente os primeiros desenvolvem estratégias que devem ser implementadas em conjunto com o segundo grupo.

Essas estratégias visam capacitar os colaboradores, incentivá-los e direcioná-los. Veja, então, que a importância da gestão de pessoas nas empresas está relacionada à possibilidade de melhorar a prestação de serviços e o resultado final.

Ao mesmo tempo, a empresa se compromete a conceder benefícios que sejam competitivos no mercado, e que melhorem a qualidade de vida dos colaboradores.

A empresa oferece benefícios e bases para crescimento interno (seja com a concessão de cursos de pós-graduação, promoção de cargo e pagamento de prêmios). Em contrapartida, mantém a alta produtividade, com entregas consistentes, e auxiliando na promoção de um ambiente rico e acolhedor de trabalho. 

Portanto, todos saem ganhando quando a gestão de pessoas é aplicada de maneira correta. Quando colocada em prática de forma a aliar produtividade aos contextos que melhorem a qualidade de vida dos colaboradores ela tende a obter muito sucesso.

Contudo, é importante entender o conceito de gestão de pessoas, para a compreensão de todos os benefícios oriundos de um processo consistente de gestão de pessoas. 

Quais são os pilares da gestão de pessoas nas empresas?

A importância da gestão de pessoas nas empresas e as vantagens que ela oferece aos órgãos empresariais são relacionadas aos pilares dela. Eles correspondem à motivação, comunicação, trabalho em equipe, conhecimento e treinamento.

 

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Motivar os colaboradores

A motivação de um colaborador é crucial para sua relação com a empresa e para a prestação dos serviços com qualidade e produtividade.

Embora seja verdade que a motivação não depende completamente da empresa, mas também de motivos pessoais do colaborador, igualmente existem maneiras do empregador ajudar a desenvolvê-la.

Dessa maneira, a importância da gestão de pessoas nas empresas está relacionada ao fato de que ela considera como desenvolver um ambiente saudável que faça o colaborador desejar estar ali.

Isso inclui salários justos e benefícios condizentes, ergonomia, clima da organização, abertura para diálogo, flexibilização de horários e outros.

Construir uma comunicação efetiva

Ainda, a gestão de pessoas considera que somente é possível criar um bom clima que melhore a produtividade e diminua erros a partir do diálogo.

Com a comunicação correta é possível evitar erros num procedimento; da mesma forma, cria-se a possibilidade de encontrar novas soluções e a troca de experiências. 

Assim, a importância da gestão de pessoas nas empresas novamente se revela ao buscar formas mais efetivas de comunicação, como com o uso de tecnologias, a fim de que ela seja possível sem atrapalhar as demais atividades.

Promover o trabalho em equipe

O terceiro pilar visa a promoção do trabalho em equipe e a importância dessa prática no ambiente corporativo. Existe o incentivo de troca de ideias, compartilhamento de informações, de forma interna e externa, através de workshops, cursos, entre outros. 

A gestão de pessoas considera que o trabalho conjunto sempre será mais produtivo. Seja pelo embate de idéias, diferentes experiências, conhecimentos ou pontos de vista, as atividades em equipes tendem a apresentar melhores resultados.

Assim, deve-se trabalhar de forma a combater a comunicação violenta ou passivo-agressiva. Também, desconstruir possíveis conflitos e estimular sempre o diálogo entre as pessoas.

Reter conhecimento e competência

Ainda, a gestão de pessoas nas empresas também se baseia no conhecimento e na competência dos colaboradores. Dessa maneira, são necessários profissionais preparados, com experiência ou muito potencial na área.

O alcance disso, por sua vez, só ocorre por meio de bons processos de recrutamento e seleção e, ainda, da retenção de talentos. Afinal, você não quer perder um bom colaborador para a concorrência, não é mesmo?

É por isso que a importância da gestão de pessoas nas empresas está relacionada aos processos seletivos e aos programas de retenção de talentos, como no desenvolvimento de prêmios, metas e outros.

Conceder treinamentos

Por fim, a gestão de pessoas tem como seu quinto pilar o treinamento e o desenvolvimento dos colaboradores. 

Nesse viés, a importância da gestão de pessoas nas empresas se mostra por entender que quando se investe no conhecimento de um colaborador a sabedoria e experiência adquiridas se voltam para a empresa em um futuro próximo.

Dessa maneira, a gestão se atenta à necessidade de concessão de cursos, graduações e pós-graduações para melhorar ainda mais o serviço dos colaboradores. Isso, aliás, tem garantia de retorno em forma de melhoria nos serviços e novos conhecimentos práticos.

Qual a importância da gestão de pessoas no ambiente corporativo?

Como falamos anteriormente, os colaboradores são os ativos mais valiosos para uma empresa.

 

Sem o engajamento dos colaboradores, a empresa pode perder talentos, aumentando a rotatividade, piorando o clima organizacional, que pode afetar a produtividade dos demais. 

 

Atualmente, os benefícios não são os únicos atrativos em uma empresa, as pessoas buscam por qualidade de vida.

 

Por isso, a gestão de pessoas é essencial, para conseguir identificar os pontos de melhoria em uma empresa, atuar com os gestores responsáveis, e promover ações para motivar as equipes, engajar os colaboradores, reter os talentos e despertar o interesse dos profissionais externos. 

Com uma atuação assertiva e estratégica, entendendo o perfil de todos os colaboradores, e agregando valores para cada um deles!

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