Eu gosto de trabalhar com quem parece comigo! Quem nunca ouviu ou disse, em algum momento, essa frase? Sim, nós temos uma tendência a conviver com quem é mais “parecido” com a gente e, isso, não é diferente no nosso ambiente de trabalho.
Mas a minha pergunta é: porque trabalhar com quem se parece com você, se vocês possuem as mesmas habilidades emocionais, habilidades técnicas e gostos? Quem vai fazer o que vocês não são bons em fazer? Se você é alguém que tem dificuldade com planejamento e trabalha com o imediatismo, quem vai fazer o planejamento das suas ações estratégicas de longo prazo? Ou nem passou pela sua cabeça a importância disso?
Trabalhar com pessoas diversas não se trata mais de uma questão de igualdade e justiça social, mas sim, de INVESTIMENTO EM SEU NEGÓCIO. A cada dia que passa, equipes com habilidades socioemocionais diferentes se tornam mais indispensáveis para atender um mundo novo e complexo, onde os seres humanos são o fio condutor e suas vontades, necessidades e desejos o nosso maior desafio. Então, nada mais necessário para resolver problemas humanos do que eles próprios e quanto mais visões distintas envolvidas, maior será o alcance das soluções!
EQUIPE HOMOGÊNEA x EQUIPE HETEROGÊNEA
Uma equipe homogênea em tese é mais alinhada em termos de princípios e perfil de atuação. Além disso, o líder consegue manter um comportamento mais “igualitário” nas tratativas com todos os membros, ou seja, há menos possibilidade de exclusão. Mais do que isso, a convivência inicialmente tende a ser mais harmoniosa entre os pares pois, todos funcionam de uma mesma forma. Para se ter uma equipe homogênea deve-se incluir pessoas as mais parecidas possível em relação a ponto de vista, experiência de vida, habilidades e competências. Ou seja, em equipes homogêneas tendo as mesmas características, o nível de desenvolvimento tende a ser menos profundo e restrito.
Já as equipes heterogêneas (composta por pessoas com mistura de raças, gênero, experiências de vida, opiniões,habilidades técnicas e comportamentais), necessitam de comunicação diferenciada, um pouco mais de esforço gerencial mas “ganham” na eficácia em tarefas mais intelectuais, em amplitude de alternativas e soluções para problemas e novos negócios, em maior criatividade nas tomadas de decisões e na riqueza em melhorias constantes de processos.
Por terem características diferentes, os membros de uma equipe heterogênea possuem uma régua de desenvolvimento maior, uma vez que, trocando experiências e vivências com pessoas diferentes deles, conseguem cada vez mais aumentar seu repertório de comportamentos e habilidades.
Como Gerenciar uma Equipe Diversa: DIFICULDADES EM TER UMA EQUIPE HETEROGÊNEA
Claro, nem tudo são flores! E, é super importante que os LÍDERES e RH’s compreendam quais os impasses que podem enfrentar ao se contratar pessoas tão diferentes para uma mesma equipe:
.
Um gerenciamento eficaz faz toda diferença na integração e desempenho do grupo.
Quando as diferenças dessas equipes são bem gerenciadas, o AUMENTO NA PRODUTIVIDADE é certo e, é aí, que entra a IMPORTÂNCIA DO LÍDER.
O líder precisa estar cada vez mais preparado para atuar em uma equipe diversificada não somente através da sua sensibilidade e tolerância, mas também, ter COMPETÊNCIAS INTERCULTURAIS para pode gerenciar essas diferenças.
Portanto, algumas dicas para o Líder conseguir desenvolver e ter eficácia diante dessas equipes:
FATO É: ao se trabalhar com equipes heterogêneas, acaba-se caindo no “dilema da diversidade”. Fácil não é, pois, estamos acostumados a estar próximo de pessoas semelhantes a nós porém, para a sobrevivência de muitos negócios, é necessário sim estar aberto à trabalhar com equipes heterogêneas.
Essas equipes tendem a trazer mais variedade de informações, habilidades e repertórios comportamentais, o que ajuda e muito, na MELHORIA DE PROCESSOS, CRIAÇÃO DE NOVOS PROJETOS E NEGÓCIOS, MAIOR CRIATIVIDADE E DESENVOLVIMENTO DE TODOS DA EQUIPE.
Recrutar e trabalhar de forma efetiva com essas EQUIPES, têm como resultado um aumento no pensamento crítico o que pode resultar em decisões e desempenho mais eficazes, aumento de ideias e, maior predisposição à resolver problemas mais complexos Além de otimização de verba por preencher lacunas que uma equipe homogênea não consegue enxergar.
A Paola Salgado Gestão de Carreiras oferece os melhores conteúdos para promover transformações no ambiente corporativo, buscando sempre eficiência em processos e, especialmente, em resultados.
© 2020 Paola Salgado – Gestão de Carreira.