Em meio a tantas profissões surgindo e novos termos para determinar cargos mais antigos, estamos começando a perceber a necessidade de ter essas novas funções e profissionais dentro da empresa. Os especialistas em Growth, por exemplo, têm sido muito procurados pelos negócios, porque oferecem um auxílio especial para o crescimento das empresas. Você já ouviu falar nesses profissionais? Continue a leitura conosco para saber mais sobre eles, o que fazem e porque são importantes!
O que significa Growth e o que fazem os profissionais dessa área?
Essa é uma profissão que está sendo desejada por muitas pessoas e agora vamos descobrir o motivo. A palavra Growth, que é um termo do inglês, significa “crescimento”, e o seu uso veio do Vale do Silício, quando Sean Ellis criou o que chamamos de Growth Hacking, em 2010, também definido por ele como marketing orientado a experimentos. Nesse período, Sean fez observações sobre o crescimento acelerado de algumas empresas e percebeu que fugir do marketing padrão e analisar dados para otimizar processos seria um diferencial.
A ideia que gira em torno da função de um Growth Hacker, é fazer com que um negócio cresça de maneira rápida e com poucos gastos. Quem não quer isso, não é mesmo?
Seu papel é encontrar oportunidades através de ideias, testes e hipóteses até chegar ao resultado esperado. Esse ciclo precisa ser feito de forma contínua, para dar sequência ao crescimento. Métricas sobre o tráfego em sites, geração de leads e o número de vendas são alguns dos indicadores utilizados para conferir a eficácia do trabalho.
Mas se eu já tenho profissionais que cuidam do digital da empresa, porque eu preciso de especialistas em Growth?
Diferente dos profissionais que normalmente controlam vendas, sites e a geração de leads, os especialistas em Growth Hacking têm um olhar mais experiente e analítico sobre essas atividades, conseguindo através do seu conhecimento encontrar pontos que podem ser um diferencial na hora de alavancar um produto/serviço. Geralmente, a pessoa que realiza essa função tem um perfil mais criativo, habilidades de explorar, além de conhecimentos técnicos sobre experimentos, tecnologia, desenvolvimento, comportamento do consumidor, análise de dados e processos.
Apesar deste ser o nome dado ao profissional, a ideia de Growth Hacking seria mais um tipo de estratégia e uma forma de trabalhar. Dentro das empresas, aqueles que ocupam a função podem ser chamados de Growth Master, Growth Analysts, Growth Marketers, entre outros nomes, dependendo das atividades específicas que ele irá executar.

Quem investiu e deu certo
Mesmo percebendo quantos benefícios uma coisa pode trazer, sempre é bom vermos exemplos de quem apostou e teve bons resultados, então aí vão:
- Com milhões de usuários, o Facebook foi uma das marcas que adotou não só trabalhadores, mas também a mentalidade Growth Hacking desde o começo. Cada atualização e melhoria da página são feitas de maneira estratégica para reter usuários e aumentar o número de inscritos na plataforma. Através de análises de comportamentos e métricas, eles conseguem até hoje chegar nos resultados certos para continuar em crescimento.
- A maior rede de hospedagens do mundo, AirBnb também entrou nessa e vê seu faturamento aumentar a cada dia. Começaram escalando rapidamente o negócio, o que conseguiram estudando o público-alvo e utilizando anúncios mais atraentes do que os concorrentes. Com o tempo, foram favorecendo a experiência das pessoas na plataforma de modo que pudessem contribuir para a melhora do site e também para o engajamento deles com a empresa.
Seu negócio quer ter resultados tão positivos quanto os dessas marcas? Então comece a investir!
Lembre-se que para conseguir desenvolver o Growth Hacking da melhor forma você precisará de bons profissionais, com alto conhecimento técnico e diversas habilidades, junto à empresa. Aqui na Paola Salgado Gestão de Carreira somos especializados em recrutamento e seleção para cargos específicos.
Clique aqui para conhecer mais sobre nós e nos deixe ajudá-lo a encontrar as pessoas certas sem perder tempo!