Gerir pessoas é uma das tarefas mais difíceis que alguém pode receber. Mesmo que você seja um líder nato, a tarefa é complexa, principalmente porque cada profissional se comporta de um jeito, aprende de outro e tem diferentes convivências em equipe.
Apesar das qualificações e do aprendizado constante, é natural que, mesmo sendo um especialista, você ainda tenha dúvidas sobre a sua gestão. “Será que ela está sendo eficiente? Será que os liderados gostam do meu trabalho?”.
Se você tem essas dúvidas, no artigo de hoje vamos te mostrar os sinais que indicam se você está sendo um bom líder ou não. Continue a leitura conosco para descobrir!
Antes de qualquer coisa, acabe com essa insegurança
Nem os maiores líderes do mundo acreditam que essa é uma função fácil, até porque é preciso muito trabalho e muito preparo para comandar uma equipe respeitando as individualidades e ainda estando por dentro de todo o conhecimento técnico exigido pela profissão. Por isso, procure não se cobrar muito e nem ficar inseguro, até porque isso só dificulta o trabalho.
O ideal é que você seja autocrítico mas respeitando os seus limites individuais. Se você sabe que em algo específico o seu trabalho não está legal, vá atrás do aperfeiçoamento, mas sem desespero.
Tendo isso em sua cabeça, é hora de avaliar o trabalho e ver o que pode estar dando certo ou não.

Como descobrir se eu tenho uma boa liderança?
Se você quer saber se algo está bom ou ruim, nada melhor do que ouvir cada membro da sua equipe. Afinal de contas, a forma como eles percebem a sua liderança e se relacionam com você, é muito significativa. Além disso, avaliar os sinais que o comportamento das pessoas e o ambiente dão também ajuda na sua percepção. Quais são eles?
Ambiente de respeito e boa convivência
A sua equipe consegue conviver em harmonia, com as pessoas se ajudando e respeitando umas às outras? Eles respeitam, inclusive, você?
É claro que tem diferença entre o respeito que acontece por temer algo e o respeito que vem pela admiração. Você deve buscar sempre o segundo e irá perceber que ele está acontecendo até mesmo pelo clima agradável entre a equipe e a liderança. Caso o contrário aconteça, existe algo de errado na sua gestão.
Proximidade e geração de oportunidades
Centralizar todas as tarefas em você não te faz um bom líder. Na verdade, o ideal é que as demandas sejam distribuídas e que você dê às pessoas a oportunidade de se destacar, mostrar suas habilidades e algo novo.
Os colaboradores precisam de liberdade e espaço para se desenvolverem e para inovar, o que só é possível quando a cultura da empresa e a liderança permitem que isso aconteça. Se você não oferece espaço, mesmo que ainda haja respeito, esse já é um forte indício que poderá perder talentos futuramente, algo que nenhum líder quer. Em alguns momentos, é preciso “deixar de ser líder” para permitir que aquele colaborador, com maior conhecimento específico naquela tarefa, se destaque e colabore melhor com todos.
Se tornar parte da equipe
Um líder não apenas gerencia uma equipe, mas também deve se sentir parte dela e transparecer isso aos integrantes, deixando aberto para todos os objetivos, dificuldades e acontecimentos. Isso não significa perder autoridade e nem se expor, mas sim indica que você realmente se importa com eles e conta com todos para o crescimento da empresa.
Quando as pessoas “vestem a camisa” do negócio, é um bom sinal de que o seu trabalho está dando certo.
Existem trocas positivas entre líder e liderado
Tanto se fala em feedback mas nem todas as pessoas conseguem realizá-lo adequadamente. Esse momento de troca deve ser para falar e ouvir, mas sempre mantendo o respeito e não deixando que as críticas sejam vistas de forma negativa, criando uma relação ruim.
Aprenda a se comunicar especialmente nesses momentos, e lembre-se que, a forma com que você fala com uma pessoa, pode não ser bem recebida por outra, então personalize essa comunicação.
Se o seu liderado consegue absorver os feedbacks e revertê-los em aprendizado, mais um ponto para você!
Ser líder é um trabalho de constante evolução
Já mostramos aqui no blog e em nossas redes sociais que a todo momento o mercado de trabalho está mudando, de acordo com os novos interesses das pessoas. Aquele trabalhador que saía de casa só pelo salário hoje precisa de uma motivação maior e, aquele líder tradicional, que apenas distribuía tarefas, não se encaixa mais nessas novas necessidades.
Se você quer ser um líder que gera resultados, precisa estar sempre evoluindo, de acordo com as mudanças do mercado e do comportamento humano, e se especializando cada vez mais para saber lidar com tudo isso.
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