Quando falamos em gestão do agronegócio, muitos de nós imaginamos que esse trabalho envolve o controle de inúmeros hectares, plantações, a criação de gado e o uso de tecnologias avançadas, esquecendo de algo muito importante: as pessoas. Aqui não estamos falando de clientes, mas sim daqueles que estão envolvidos em todo o processo, que são os seus colaboradores.
Incentivar os profissionais, preocupar-se com a saúde mental e o desenvolvimento deles não devem ser ações apenas das empresas que atuam na cidade, mas também de todas aquelas que fazem parte do agronegócio, independente do seu ambiente de atuação. Continue lendo nosso artigo para conferir dicas de como melhorar a gestão no agro e deixar sua equipe mais eficiente!
Como fazer a gestão de pessoas no agronegócio pode ajudar
Acostumados com um histórico de gestão onde as pessoas não eram o foco, ainda é difícil para muitos negócios no mercado entenderem os efeitos positivos que uma boa gestão de pessoas traz. Se você também tem dúvidas e quer entender, vamos começar analisando o nosso comportamento, como seres humanos. Para grande parte de nós, começar a fazer exercícios físicos é algo muito difícil. Porém, quando colocamos em jogo a vontade de perder alguns quilos, de aproveitar o verão com um corpo mais saudável, ou simplesmente parar de sentir as dores do sedentarismo, esses desejos se tornam um incentivo e fazem com que você inicie seu projeto pessoal.
Quando falamos do ambiente de trabalho, o comportamento também segue o mesmo caminho. Se você sabe que terá o seu reconhecimento por alcançar determinado objetivo, automaticamente o seu esforço será maior e com o tempo você estará superando suas dificuldades e se capacitando cada vez mais. Já pensou o quanto seria positivo ter trabalhadores focados em gerar resultados para o seu agronegócio? Então chegou o momento de aprender o que deve ser feito para deixá-los assim, com uma boa gestão de pessoas.

O que é preciso para fazer uma boa gestão do agronegócio?
Comece pela retenção daqueles que já são seus colaboradores
Seja os profissionais que entraram recentemente para a equipe ou aqueles que fazem parte dela há mais tempo, todos precisam ser motivados e darem continuidade em seu desenvolvimento. Veja o que você pode fazer:
- A tecnologia não é mais uma novidade no campo e, quando o assunto é comunicação, ela também deve ser utilizada. Encontre meios para facilitar a comunicação entre o campo e o escritório, seja através de uma plataforma específica para isso, e-mail, grupos de whatsapp, rede social corporativa ou um mural, por exemplo, nos locais de uso comum, onde determinadas tecnologias não podem ser utilizadas;
- Converse com os profissionais oferecendo feedback, recebendo críticas e sugestões para a melhora de processos e do ambiente. Para cada profissional, procure adotar uma forma diferente para dar esse feedback, afinal de contas, cada colaborador naquele ambiente tem diferentes formações, linguagem e são incentivados de formas distintas. O modelo de gestão utilizado, a forma de realizar as atividades e outros diversos pontos podem ser mudados a partir dessa conversa, com o objetivo de ajudar os profissionais a serem mais produtivos e a se sentirem mais motivados com o trabalho.
- Invista em cursos, palestras, workshops para líderes, entre outros tipos de capacitação que ajudem na atualização e desenvolvimento desses profissionais. Especializações para aprender a manusear máquinas e outros tipos de tecnologia é uma das alternativas. Mesmo aqueles que já executam bem suas tarefas, também precisam passar por novas capacitações para se adequarem às mudanças do mercado e aprenderem mais.
- Crie bonificações e formas de reconhecê-los pelo trabalho. Isso pode ser feito através de premiações em dinheiro, viagens, passeios, folgas, promoções, etc. A escolha da bonificação a ser utilizada deve ser feita com base na cultura daqueles profissionais, aquilo que é importante para eles e o que realmente irá beneficiá-los. Deixe que essa bonificação seja mais flexível, para aqueles colaboradores que tiverem uma necessidade específica.
Encontre a forma certa para atrair novos profissionais
Como todo negócio, em algum momento você deverá fazer uma nova contratação. Por isso, além de uma boa gestão de pessoas daqueles que já estão na equipe, é importante saber o que é necessário para atrair bons talentos, que tenham habilidades técnicas, identificação com o negócio, entre outras características e capacitações.
Para fazer o recrutamento e seleção dar certo, você deve:
- Iniciar definindo qual profissional você está buscando, quais funções ele irá realizar e o que o negócio espera dele. Lembre-se que ter experiência no agronegócio é importante para algumas tarefas mas preparar um profissional que tem apenas o conhecimento também pode ser uma vantagem para o negócio;
- Depois de alinhar tudo sobre a vaga, chegou o momento da divulgação. Prepare algo atrativo para chamar esses profissionais e utilize os meios de divulgação. Nossa equipe tem um e-book mostrando quais são os melhores lugares para divulgar suas vagas no agronegócio. Clique aqui para baixar;
- Após fazer uma pré-seleção e iniciar então a entrevista, observe esse candidato, faça perguntas que ajudem a identificar seus principais pontos positivos, negativos e como ele poderá contribuir para o negócio. As dinâmicas podem ajudar nisso;
- Feita a contratação, ofereça todo o suporte para que esse profissional possa conhecer a empresa, os processos e começar a se adaptar.
O ideal é terceirizar o recrutamento, uma vez que esse processo pode levar parte do tempo da sua equipe, que deveria se concentrar em outras atividades. Além disso, com profissionais especializados na área, as chances de ser mais assertivo em sua escolha aumentam.
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