Estamos caminhando para o fim de novembro, mas um assunto como esse sempre deve ser pauta em sua empresa. Segundo os dados do INCA, Instituto Nacional do Câncer, o câncer de próstata representa 29% dos casos da doença no país e a previsão é que, até 2022, tenhamos cerca de 65 mil novos casos entre o público masculino. Quando se trata da saúde e do bem-estar da sua equipe, nada mais certo do que ajudá-los nessa causa e incentivar o cuidado, afinal de contas, a prevenção pode fazer grande diferença na vida dessas pessoas. Continue a leitura e veja como conscientizar a sua equipe!
Tudo começa com a barreira da falta de informação, que você precisa reduzir
Além do tabu presente entre os homens, a falta de informação, seja sobre a doença ou sobre o histórico familiar, faz com que muitos deles ignorem o exame de prevenção. No início da doença, é comum que ela não manifeste sintomas e isso pode atrapalhar. Em 95% das vezes, quando ela é diagnosticada, já está em estado avançado, apresentando sintomas como cor escura na urina, sensação de que a bexiga está sempre cheia e dor ao urinar, por exemplo. Quando se tem consciência dessas e outras informações, fica mais fácil reconhecer a necessidade do cuidado. Se a sua empresa quer ajudar os colaboradores na prevenção contra o câncer de próstata, continue lendo para conferir ações que podem ser feitas para o seu time!
Colocando o novembro azul em prática dentro do seu negócio
- Faça uma reunião, café da manhã ou um momento para o café da tarde. Nesse dia você pode levar um profissional para falar do assunto, seja ele um médico ou uma pessoa que já passou pela doença.
- As cartilhas são uma alternativa comum mas com um grande poder. Dentro delas você pode colocar as informações mais importantes e que chamem mais atenção, como dados, sintomas, tratamento e prevenção. Elas podem ser distribuídas no dia da palestra ou enviadas como pdf, para a equipe de home office.
- Ofereça um dia ou período de folga para que eles façam o exame e verifiquem como anda a saúde.

Indo além do mês de novembro
Assim como qualquer outra conscientização, essa não deve ficar restrita ao mês que popularmente é destinado a ela. Essa preocupação com o bem-estar dos profissionais deve fazer parte da cultura de todas as empresas e, as ações para esse incentivo, podem seguir durante todo ano. Veja algumas sugestões de como fazer isso:
- Ofereça em determinados períodos encontros onde possa ser tratado esse preconceito sobre o exame que possibilita o diagnóstico. Se achar necessário, a psicoterapia também pode ajudar.
- Faça desafios ao longo do ano que incentive o cuidado com a saúde. A boa alimentação, a prática de exercícios físicos e o check-up devem fazer parte das metas.
- Tenha programas de promoção à saúde. Além de promover desafios, nada melhor do que oferecer recursos para que ele aconteça. Descontos em academia e planos de saúde podem ajudar nisso.
Gostou das nossas dicas? Leve para a sua empresa! Lembre-se que o mês de novembro é importante, mas você pode começar a qualquer momento.