MODELO DE GESTÃO: QUAL O MELHOR PARA A SUA EMPRESA?

Toda empresa tem um modelo de gestão mesmo que não seja algo bem definido. Esse modelo nada mais é que o CONJUNTO DE ESTRATÉGIAS adotadas por cada empresa que irão contribuir com a captação de resultados.

Saber definir e reconhecer esse modelo é fundamental para alinhar as estratégias que o RH E LÍDERES irão utilizar no desenvolvimento e capacitação do seu capital humano para a conquista dos resultados almejados pela organização.

Cada tipo de gestão tem suas características e fundamentos específicos e, neste artigo, vou falar das mais usados hoje nas empresas.

MODELO DE GESTÃO POR RESULTADOS

Este modelo tem como objetivo fim o RESULTADO. Neste modelo, os resultados são acompanhados constantemente. Além disso, ela segue o seguinte lema: ENXUGAR CUSTOS E OTIMIZAR RESULTADOS! Por isso, as metas são muito bem definidas em conjunto pelos líderes e liderados sendo necessário um envolvimento maior de todos. 

Nesta gestão você precisa desenvolver um LÍDER MAIS PARTICIPATIVO e uma equipe com mais visão macro para opinarem no processo de definição de metas. PLANEJAMENTO, ACOMPANHAMENTO DOS RESULTADOS E FEEDBACKS CONSTANTES são características primordiais da gestão por resultado.

Sua grande vantagem é a de ter colaboradores mais motivados pois são envolvidos no processo e sabem que suas ações fazem realmente a diferença. Além disso, por uma relação mais próxima de todos os envolvidos, a comunicação se torna mais assertiva.

MODELO DE GESTÃO POR PROCESSOS

Como o próprio nome já sugere, este modelo foca em metodologias e processos, baseando-se na busca contínua pelo melhoramento dos processos internos com o objetivo de: DIMINUIÇÃO DE CUSTOS OPERACIONAIS E AUMENTO DA SATISFAÇÃO DO CLIENTE.

Neste modelo precisa ser desenvolvido nos líderes e na sua equipe a CULTURA PERMANENTE DE BUSCA PELA EVOLUÇÃO. Além disso, o líder precisa ter uma CAPACIDADE ANALÍTICA para avaliar todas as etapas do processo e compreender onde os ajustes precisam ser feitos. Uma metodologia de gestão muito utilizada para isso é o PDCA desenvolvido pelo Instituto Falconi. 

Suas maiores vantagens são a redução de custos operacionais, melhoria constante do produto para aumentar sua concorrência no mercado, ganho de eficiência e produtividade.

 

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MODELO DE GESTÃO PARTICIPATIVA

Uma tendência inovadora nas corporações, ela tem como característica a troca de experiência entre os colaboradores para apoiar as tomadas de decisões de todo o negócio. Nela a participação realmente acontece.

Para isso, líderes e RH’s precisam criar e manter um bom relacionamento com os colaboradores, exigindo uma COMUNICAÇÃO ABERTA E TRANSPARÊNCIA NAS INFORMAÇÕES. Além disso, precisam ter esses colaboradores QUALIFICADOS assim como eles.

A empresa precisa para que essa gestão seja efetiva, desenvolver o sentimento de pertencimentos dos colaboradores e trabalhar intensamente no crescimento profissional de cada um.

O intuito é otimizar as tarefas diárias. Enquanto as lideranças voltam suas atenções ao planejamento estratégico, os colaboradores administram as demandas do dia a dia. Com isso, este modelo traz vantagens como um maior comprometimento de todos, mais assertividade e inovação aos negócios trazendo um grande valor competitivo.

GESTÃO POR MERITOCRACIA

Diferente da gestão por resultados, este modelo foca nas PESSOAS ou seja, ganha mais que produz e entrega mais. Portanto, os funcionários são avaliados e premiados de forma INDIVIDUAL.

É importante frisar que você pode ter uma gestão participativa, por resultados ou processos e, dentro desta gestão, você colocar o ganho por MERITOCRACIA porém, neste caso existe uma situação em que todos ganham. Já na Gestão por Meritocracia, só ganha quem faz mais.

São vários os tipos de gestão que existem e, isso não quer dizer que você seja obrigado a ESCOLHER apenas UMA para a sua empresa. Afinal como eu disse no meu último artigo sobre como RETER E MOTIVAR os colaboradores: ser flexível é uma das maiores facetas que uma organização precisa ter hoje.

O mais importante é sempre você avaliar o momento da sua empresa, o seu objetivo estratégico para assim, compreender qual modelo de gestão será o mais eficiente. E CLARO, desenvolver na CULTURA e as PESSOAS para alcançarem o máximo de eficácia dentro do modelo adotado.

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