Como consumidores cada vez mais conscientes sobre determinadas causas, hoje exigimos que as marcas tenham práticas sustentáveis e que gerem benefícios à sociedade. Isso tem se tornado um critério imprescindível até mesmo para os investidores e, por isso, é estimado que pelo menos 30 trilhões de dólares estejam aplicados em fundos que priorizam empresas sustentáveis para fazer seus investimentos. O ESG (Environmental, Social and Governance) é um conceito criado para definir, através de métricas, o quanto um negócio leva em conta os fatores ambientais, sociais e de governança. Quer entender mais sobre ele e descobrir como isso pode contribuir com o crescimento da sua empresa? Continue a leitura conosco!

Entendendo melhor como o ESG funciona 

Um relatório feito pela Ágora, consultoria de investimentos, mostrou que empresas preocupadas com as questões ESG normalmente se destacam em seus nichos e conseguem ter um melhor relacionamento com seus consumidores e com o governo local. Se você busca esse benefício para o seu negócio, nada melhor do que começar a entender sobre o assunto conhecendo bem o significado de cada letra dessa sigla. Então vamos lá!

Environmental (Ambiental)

Se refere à relação de uma marca com o meio ambiente. Qual é o impacto ambiental que ela gera? É positivo ou negativo? Descarte do lixo da forma correta, o uso consciente da água para realizar seus processos e a emissão de gases são pontos a se pensar sobre isso. A Natura, por exemplo, trabalha há alguns anos um projeto na Amazônia e também traz em seus produtos embalagens recicláveis e processos de produção sustentáveis. Dentro da sua marca, como você pode fazer isso? Lembre-se que ações de conscientização dentro da própria empresa também fazem a diferença, mas você sempre pode ir além.

Social (Social)

O que envolve os fornecedores, a equipe, consumidores e a comunidade. Como tem sido o relacionamento do seu negócio com esses públicos? Os direitos humanos e do consumidor estão sendo respeitados? Como você trata os seus stakeholders? A diversidade está sendo favorecida no ambiente de trabalho? Como já contamos para você em outros posts do blog, a diversidade é um benefício que favorece o crescimento da empresa e ter isso como um indicador é importante para os investidores.

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Governance (Governança)

Essa é a parte que diz respeito à direção da empresa. Ética, conduta, relação com o governo, movimentos contra corrupção, entre outros aspectos que mostram o quanto a empresa está dentro da legalidade e prioriza que tudo seja feito com transparência e responsabilidade. Como você pode mostrar isso?

A pandemia impulsionou o tema mas os investidores já estão atentos a esses aspectos do ESG desde 1970

No início da pandemia, em um momento em que todos se viram sem escolhas e tendo que tomar medidas para não perderem o negócio, o consumidor começou a mudar, ainda mais, o seu olhar sobre as empresas. Se antes já era importante ter um bom posicionamento e diminuir os danos ao meio ambiente, agora também é relevante o que as empresas fizeram, por exemplo, para ajudar seus colaboradores no período de isolamento. Aquelas que se dedicaram a doar oxigênio, cestas básicas, entre outras ações que contribuíram com a sociedade, sem dúvidas não serão esquecidas pelas pessoas.

Apesar do ápice do ESG estar acontecendo agora, após passarmos por esse período, os investidores já têm os olhares voltados para esse assunto há algum tempo. Em 1971 foi criado um fundo de investimentos norte-americano, Pax Sustainable Fund Investor Class, que tinha o objetivo de não investir nas empresas que tivessem financiado a Guerra do Vietnã. Desde então, a atenção a essas causas tem sido cada vez maior. 

O seu negócio está preparado para isso? Como vocês têm trabalhado o assunto dentro da empresa e quais são as práticas que já estão em vigor para que ela se destaque nas métricas ESG? Se você quer alcançar mais consumidores, grandes talentos e conquistar grandes investidores, chegou a hora de pensar sobre o assunto!

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