Depois de um longo período de introdução da tecnologia no setor do agronegócio, podemos dizer que hoje essa já é uma realidade em diversas fazendas ou qualquer área que atue no agro. Drones, máquinas, ferramentas e outras formas de controle facilitam as atividades diárias e ainda possibilitam a realização de um trabalho mais assertivo e lucrativo. Mas as mudanças no agro não estão restritas apenas à produção e ao monitoramento dela. A novidade é que agora está chegando uma nova geração de jovens profissionais, que se interessam muito em aprender, além de terem grande conhecimento e habilidade com a tecnologia, mas que exigem uma maior adaptação da empresa.
Mesmo que a atuação desses novos talentos seja uma alternativa viável, tanto para eles quanto para os negócios, atraí-los para o trabalho ainda não é fácil. Continue a leitura conosco para descobrir a melhor forma de conquistá-los e como isso poderá ajudar nos resultados do seu agronegócio.
Uma nova visão que traz crescimento com os jovens no agro
Já estamos distantes do período em que o trabalho no agro dependia do esforço físico de alguns trabalhadores. O conhecimento está se tornando cada vez mais significativo na hora de colocar as atividades em prática, principalmente porque a falta de estudo e planejamento na área, assim como o manuseio incorreto das máquinas, pode gerar custos.
Essas transformações e a modernização no mundo agrícola tem atraído os jovens para atuarem no campo, principalmente porque a intimidade e a facilidade que eles têm com as tecnologias é um diferencial. Além disso, eles trazem inovação para os processos, têm mais coragem para mudar e enfrentar crises, e incentivam a aproximação e engajamento entre os colaboradores. Mesmo com todas essas informações, os dados revelam que o número de jovens atuando no setor ainda é muito baixo. Mas porque isso acontece?
Uma pesquisa feita pelo mestre em agronegócios, Cleverson Paulo Signor, deixou nítido que um dos principais fatores que afastam os jovens de uma propriedade rural é a falta de perspectivas para crescimento e a ausência de autonomia para colocar em prática seus aprendizados. O fato de não querer, necessariamente, morar no campo, também preocupa alguns deles. O que podemos fazer para atraí-los nesse caso? Continue a leitura para descobrir!

Indo atrás dessas novas gerações
Existem diversos programas que ajudam no desenvolvimento dos profissionais que querem atuar no agro, oferecidos pelo governo e órgãos como a EMATER, por exemplo, que atraem o público para o agro, mas isso não é suficiente para você, já que eles também precisam se interessar pelo seu negócio. Considerando os problemas citados no parágrafo anterior, fica um pouco mais fácil identificarmos o que pode ser feito para levar, tanto os Millenials quanto a Geração Z, até o seu agronegócio. Veja o que fazer:
- Para começar, você precisa oferecer as condições básicas como boa oportunidade de renda, benefícios que ofereçam cuidado à saúde e incentivo à educação. Isso já é adotado por diversas empresas e precisa continuar no seu agronegócio porque são necessidades básicas de todo ser humano.
- Indo além das condições mínimas, ter uma cultura interna e programas que incentivam o desenvolvimento, faz com que esses jovens, que já anseiam por novas conquistas, vejam que ali é um ambiente onde eles poderão se desafiar.
Isso você pode oferecer com bolsas de estudos, cursos complementares de empreendedorismo e gestão, cursos específicos para o cargo em que aquele profissional atua, para o manuseio de algumas máquinas, entre outros.
Essa é uma vantagem não só para os colaboradores, que querem adquirir mais conhecimento, mas também para o seu negócio, que terá profissionais cada vez mais capacitados.
- Se eles buscam perspectivas de crescimento, você deve oferecê-lo um plano de carreira e autonomia para aplicar aquilo que ele sabe e está aprendendo. Sentir-se sem liberdade é um grande incômodo para os jovens, independente da área de atuação. Dessa forma, deixe claro que ele poderá apresentar seus projetos, sugestões e colocar em prática caso sejam viáveis.
- Seu negócio precisa mostrar, antes mesmo de iniciar a divulgação das vagas, que ele está aberto para a inovação, para a sustentabilidade, para a introdução de mais tecnologias, uma cultura inclusiva, e que espera que aquele futuro colaborador contribua com isso.
Gostou das nossas dicas? Lembre-se que, não adianta ter um negócio atraente para os jovens no agro se você não tiver uma boa equipe para ajudar a recrutar os profissionais certos. Na Paola Salgado somos especialistas em recrutamento e seleção para o agronegócio. Clique aqui para conhecer mais sobre nós!