Já iniciamos o mês de campanha contra o câncer de mama e é fundamental que empresas e trabalhadores se empenhem pela causa. Os últimos dados do INCA, Instituto Nacional de Câncer, apontam que mais de 100 mil mulheres foram afetadas pela doença e a taxa de mortalidade de 11,48, entre elas, é preocupante.

No artigo de hoje queremos ressaltar a importância de levantar essa campanha dentro do seu negócio e, principalmente, mostrar como você pode ajudar as colaboradoras que enfrentam a doença. Afinal de contas, ela faz grandes interferências na vida pessoal e profissional das mulheres.

Continue a leitura conosco!

Grande parte das mulheres abandonam o mercado de trabalho após o diagnóstico

É fato que o câncer de mama muda radicalmente a vida de qualquer mulher. A rotina de exames, os efeitos colaterais da doença, entre outros aspectos, fazem com que eles abandonem o mercado, em primeiro lugar, para se dedicar ao tratamento, mas também por não receberem das empresas uma oportunidade para continuar.

A falta de ajustes e adaptações impede que elas se enquadrem no trabalho, interferindo na realização de consultas, exames e deixando o ambiente inadequado para que elas também possam contribuir.

Diante desse cenário, diversas mulheres, incluindo aquelas que já passaram pela doença, se enxergam na necessidade de se retirar do mercado de trabalho ou encontrar diferentes alternativas.

Quais são as responsabilidades da empresa nesse momento?

O espaço de trabalho representa mais do que um “ganha-pão”. É dentro dele que buscamos algumas das nossas principais necessidades humanas como a autorrealização, a estima, o pertencimento social e a segurança. Quando não encontramos isso neste ambiente, principalmente estando em um estado de fragilidade, é natural que surjam inseguranças e outros aspectos que possam interferir no nosso desenvolvimento pessoal e profissional.

Apesar de estar passando por um tratamento que exige maior tempo, uma trabalhadora com câncer de mama pode trazer grandes contribuições para a sua empresa, desde que você permita que o seu trabalho seja flexível. Com isso, além de preservar essa profissional dentro da empresa, você também estará contribuindo para a sua recuperação e os estudos comprovam isso. De acordo com a Cancer and Careers, 77% das pacientes com a doença disseram que o trabalho ajudou na fase de recuperação da doença e 92% dos profissionais de saúde recomendam que isso seja feito.

Sabendo dessas informações, chegou a hora de descobrir o que pode ser feito dentro do seu negócio para ajudá-las. Continue a leitura para descobrir!

outubro-rosa

Tudo começa pelo Outubro Rosa

O trabalho de prevenção é tão importante quanto o de acolhimento, por isso comece por ele. Como todos nós já sabemos, esse tipo de doença pode ser revertida com o diagnóstico precoce, então o seu trabalho de conscientização pode transformar a vida das suas colaboradoras.

No Outubro Rosa, muitas marcas trabalham internamente e externamente a campanha e você também pode fazer isso com a sua própria estratégia.

São diversas alternativas e você pode adaptá-las de acordo com o tamanho e a necessidade da sua equipe. Nos demais meses do ano, a campanha não precisa ter a mesma intensidade, mas é importante que você esteja sempre ressaltando a necessidade de se cuidar.

Já com as pacientes que enfrentam a doença, o seu cuidado precisa acontecer a todo momento:

São cuidados que para uma organização se tornam pequenos, mas que para as pacientes podem fazer toda a diferença.

Você gostou das nossas dicas e quer saber mais sobre gestão de pessoas? Clique aqui para acessar o nosso blog e conferir novos conteúdos!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *