O processo de recrutamento e seleção de pessoas envolve certos desafios. Um deles é identificar se o candidato tem o perfil adequado à empresa para evitar os custos de uma contratação mal feita. Afinal, empregar alguém inadequado gera uma alta rotatividade de funcionários — conhecida como turnover — e traz perdas financeiras para a corporação.
Para evitar uma contratação mal realizada, é preciso diminuir a chance de falhas por meio de um bom processo de recrutamento. Nove entre dez gestores dizem que já contrataram pessoas que não corresponderam às suas expectativa, segundo os dados uma pesquisa feita com diretores de recursos humanos.
De acordo com o estudo, entre os impactos de admitir pessoas que não se adequaram, 51% dos diretores brasileiros apontaram a queda de produtividade, assim como o prejuízo financeiro, a perda moral e o turnover.
Esses são alguns dos custos de uma admissão inadequada. Continue lendo para entender melhor algumas consequências de uma decisão errada no processo de contratação de novos funcionários!
Imagine uma empresa que tem alta rotatividade de funcionários. Com tantas demissões e admissões, além de existir um dano financeiro, vai se tornar mais difícil conseguir pessoas engajadas na organização ao ponto de desejarem assumir cargos de liderança.
Um processo de contratação adequado deve levar em conta a adesão do candidato à cultura organizacional da empresa, já que, assim, há maiores possibilidades de a pessoa desejar crescer junto com o seu negócio e se dedicar a ele, se tornando um gestor no futuro.
Enquanto isso, um funcionário que não se encaixa vai acabar desmotivado e não vai se tornar o líder que a empresa almeja. Com isso, a sucessão de lideranças fica prejudicada e é necessário treinar pessoas de fora da companhia para assumirem os lugares de destaque na organização.
Quando a pessoa contratada para o cargo não se identifica com o seu local de trabalho, se torna mais difícil manter o envolvimento com as tarefas e com a companhia. Assim, os funcionários que não tem o perfil ideal começam a se esquivar das responsabilidades e chegam até mesmo a faltar ao trabalho.
Para evitar que os números de absenteísmo cresçam e gerem prejuízos, não só as competências como também o perfil psicológico do candidato devem ser avaliados com variadas técnicas de seleção. Além disso, realizar um acompanhamento após a contratação é importante para entender se o novo funcionário está se adequando e, dessa forma, evitar as ausências.
Outro problema de uma contratação mal feita é a perda de produtividade e a diminuição do desempenho dos colaboradores. A motivação dos funcionários é fundamental para gerar bons resultados, como mostra o estudo State of the Global Workplace de 2017. Ainda assim, essa pesquisa realizada pela Gallup em 155 países aponta que, mundialmente, o percentual de funcionários altamente engajados com seus empregos e ambiente de trabalho é de apenas 15%.
Por isso, selecionar um candidato com um perfil certo é tão relevante. Uma pessoa motivada vai ser mais produtiva e ter uma resposta melhor. Já o funcionário que não se sente bem na empresa terá uma redução da sua produtividade.
Para evitar os custos de uma contratação mal feita, portanto, a empresa deve analisar cuidadosamente quais são as características do candidato que procura e verificar suas aptidões em um processo de seleção bem elaborado.
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