A gestão de carreira é uma prática que estabelece as trajetórias de cada cargo, com foco no desenvolvimento e crescimento dos profissionais, podendo acontecer em curto, médio e longo prazo.
Ela é uma importante ferramenta para que os funcionários saibam onde estão e até onde podem ir, além de incentivá-los a desenvolverem determinação para focar nos resultados e, consequentemente, alcançarem a promoção. Dessa maneira, tanto a empresa quanto o próprio colaborador serão beneficiados.
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Um bom plano de carreira ajuda a potencializar a atuação e o engajamento dos funcionários, pois, como já mencionamos, ele se sente mais motivado quando passa a ter conhecimento da trajetória que poderá seguir dentro da empresa.
De certa forma, a gestão de carreira também reduz a rotatividade, pois faz com que esse funcionário queira pertencer à sua equipe por muito mais tempo. Ele reconhece que, se alcançar os objetivos propostos, será valorizado — e é assim que você retêm os melhores talentos.
Na prática, um plano de carreira eficaz deve conter:
Sabendo de todas essas informações, os colaboradores podem definir as suas estratégias pessoais e fazer um planejamento de sua carreira, aproveitando as oportunidades e alcançando o tão esperado sucesso profissional.
As pessoas gostam de trabalhar em empresas que tenham uma boa estrutura organizacional e que proporcionem o seu crescimento profissional. Por isso, as organizações investem cada vez mais na gestão de carreira como um diferencial competitivo para reter e desenvolver os seus talentos.
Assim, você intensifica o relacionamento da sua marca com o seu funcionário: ele compreende que ganha reconhecimento pelo seu esforço e, motivado, garante os melhores resultados para a empresa. Afinal, não é nenhuma novidade que um funcionário motivado produz mais, não é mesmo?
Para incentivar os funcionários a cumprirem as metas, muitas empresas investem em planos de benefícios, como bonificação por desempenho e prêmios de destaque.
O que precisa ser trabalhado dentro da cultura organizacional é que o plano de carreira deve ser visto como um desses benefícios. Isso porque ele traz vantagens para o funcionário: ao se dedicar em seu ambiente de trabalho, cumprindo as suas metas diárias e elevando os seus indicadores positivamente, aumentam as chances de uma promoção.
A gestão de carreira é um facilitador para a compreensão das metas. Pense bem: você acha que o seu colaborador vai se sentir motivado em alcançar as suas metas se não enxergar benefícios claros de um aumento ou uma promoção? Pois então, isso dificilmente vai acontecer.
Quando você oferece um espaço para o desenvolvimento e o amadurecimento profissional de cada colaborador, estará propiciando:
Viu só? A gestão de carreira é uma importante ferramenta do RH para desenvolver e reter talentos para as organizações. Por meio dela, é possível motivar os funcionários e norteá-los ao caminho do sucesso profissional.
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