Já iniciamos o ano e se você está pensando nas contratações de 2023, é importante saber das mudanças e novidades previstas para este ano. Afinal de contas, assim como o mercado se atualiza, as necessidades das empresas e candidatos também mudam, fazendo com que seja necessário adaptar os processos de recrutamento e seleção.
No artigo de hoje vamos falar sobre esse assunto, mostrando para você o que deve ser feito para aprimorar as suas contratações e não perder talentos em 2023. Continue a leitura para descobrir!
Mais distantes da pandemia e mais próximos dos efeitos dela
Falar da pandemia pode ser um assunto repetitivo, mas todos devemos concordar que ela foi um dos fatores mais marcantes dos últimos anos no mercado de trabalho. Não só pelo impacto das demissões e do destaque do home office, mas também pelas transformações nos valores e expectativas dos profissionais, que sem dúvida irão pesar ainda mais neste ano.
Hoje, podemos dizer que as pessoas repensam as propostas de emprego antes de aceitá-las, analisando questões como flexibilidade, valores da empresa, o papel delas dentro da organização, entre outras questões pessoais, mostrando que o salário é relevante, porém, nem sempre será o ponto mais importante. Por isso, antes mesmo de pensar nas outras tendências de recrutamento e seleção para 2023, precisamos entender esse novo ponto de vista.
Os candidatos devem ser bem tratados, assim como seus clientes
Com tanta tecnologia, o que não faltam são as oportunidades para avaliar empresas. Google Meu Negócio, Twitter, LinkedIn, Glassdoor … são diversas plataformas e redes sociais que as pessoas buscam para classificar e ver o que já foi dito sobre os negócios. Se os feedbacks forem positivos, grandes talentos irão preferir trabalhar com você. Se forem negativos, irão se recusar a dar continuidade no processo de recrutamento, além de compartilharem com outros colegas de profissão as experiências negativas que já tiveram. De acordo com uma pesquisa da Gupy, 74% dos candidatos fazem uma pesquisa na internet sobre a empresa antes mesmo de se candidatarem à vaga.
Considerando esse efeito significativo, agora é ainda mais importante pensar na experiência dos candidatos para que ela seja a melhor possível e para que isso se torne um diferencial competitivo para você.

Processos mais rápidos e com melhores estratégias de atração
Os melhores profissionais também estão se tornando os mais exigentes. Isso faz com que eles esperem menos pelos processos de seleção, até mesmo devido à angústia que essa demora pode trazer, e busquem por empresas que aparentam ser mais atrativas, tanto na divulgação das vagas quanto nos benefícios que oferecem.
Com essa nova tendência, o RH deverá se esforçar ainda mais para ter vantagens competitivas.
Para todos os anos: Diversidade e Inclusão, só que agora na prática
Assim como a pandemia, o termo “diversidade e inclusão” também não para de ser comentado e isso vai se intensificar em 2023, mas aqui estamos falando sobre colocar em prática verdadeiramente. Não podemos negar que virou “moda” falar desse tema, mas empresas que realmente aplicam, dificlmente vemos, especialmente nos processos de recrutamento e seleção, por isso as pessoas estão cobrando e não apenas das grandes empresas.
Como já falamos aqui em nosso blog, “diversidade” não se limita a pessoas de diferentes raças ou portadores de deficiência, mas sim a outros muitos fatores como onde essas pessoas moram, experiências de vida, com menos idade, mais velhas, mulheres que ficaram afastadas no mercado, pessoas neurodiversas, entre outros fatores que possam de alguma forma ter prejudicado a elas na busca por um emprego.
Acolher esse público não é só uma forma de mostrar a abertura da sua empresa, mas também é um jeito de se beneficiar. Por isso é importante rever os processos de contratação desde o momento de divulgação da vaga, pensando nas etapas do recrutamento e até mesmo na recepção desse colaborador, garantindo que a seleção seja inclusiva e que a escolha do candidato não discrimine, de alguma forma, esse público. Priorize a busca pelo interesse em aprender e não pela idade ou o curso de faculdade mais caro, ou mais reconhecido.
Como ficar por dentro de todos esses pontos dentro do processo de recrutamento e seleção e ainda cuidar das demandas internas?
As equipes de RH nem sempre podem ter inúmeros integrantes, dividindo facilmente as funções e necessidades em relação à retenção dos colaboradores e à atração de novos talentos. Perante a essa demanda, a escolha de diversas empresas tem sido terceirizar o processo de recrutamento e seleção. Afinal de contas, a terceirização pode ser extremamente vantajosa quando se encontra bons parceiros.
Aqui na PS Gestão de Carreiras, por exemplo, fazemos alinhamentos objetivos com nossos clientes, assim podemos entender claramente as suas necessidades e encontrar o colaborador ideal, evitando altos custos e a saturação dos profissionais do RH. Esse trabalho tem sido bastante efetivo, não é à toa que nossos candidatos tiveram 95% de permanência no primeiro ano de contratação, em 2022.
Se você também busca um recrutamento assertivo e especializado, clique aqui para falar com a nossa equipe. E se você gostou desse conteúdo, no nosso portal do RH temos mais diversos materiais que irão ajudar na gestão de pessoas do seu negócio. Clique aqui e acesse!