O termo que invadiu as redes sociais agora também está presente nas empresas e deixando muitas pessoas preocupadas. Afinal de contas, “ser cancelado” significa se excluído por outros profissionais, por isso, esse é um ponto de atenção dos líderes e precisa ser resolvido rapidamente. Continue a leitura conosco para saber mais sobre o assunto e descobrir como agir!
Entendendo melhor essa história de “cancelamento”
A cultura do cancelamento, que afeta muitos famosos devido aos seus comportamentos ou falas reprimidas pelos usuários, também está fazendo parte da vida de pessoas comuns, conhecidas como “anônimas”. Esse é um assunto que ainda gera discussões e que, através das “punições” aplicadas pelos canceladores, traz consequências negativas, principalmente em âmbito profissional.
Para compreender melhor, vamos voltar a um fato que aconteceu com uma influenciadora, Gabriela Pugliesi, mas que também pode servir de exemplo para você:
No fim de abril do ano passado, 2020, a influenciadora fez uma festa em meio à quarentena, reunindo amigos e divulgando esse encontro nas redes sociais. A atitude dela foi alvo de críticas pelos fãs, mas o seu cancelamento não parou por aí. A quantidade de comentários e importunações foram tão grandes que levaram Pugliesi a suspender sua conta na rede social, além de perder contratos publicitários que chegariam a um valor de 3 milhões de reais.
Não podemos discordar que esse tipo de aglomeração, em um momento de restrições enfrentado pelo país naquele período, seria totalmente incorreto, mas as consequências de ser cancelado e o julgamento feito pelas pessoas gerou um prejuízo milionário para ela, assim como também gerou para outros influenciadores/artistas como Arthur Aguiar, Karol Conká e Taylor Swift, por exemplo. Mas como isso pode afetar o seu negócio? Como o cancelamento pode acontecer dentro da empresa?

A cultura do cancelamento dentro das organizações
Se você se preocupa com o marketing da sua empresa, sabe que para a imagem de uma marca as ações e posicionamentos importam e, quando feitos de maneira incorreta, podem levar ao repúdio dos clientes e seguidores. Mas aqui, iremos falar especificamente desse acontecimento de forma interna, envolvendo os colaboradores, o seu desempenho e o relacionamento no ambiente de trabalho. Nesse momento, podemos dizer que ser cancelado é um acontecimento que se assemelha ao bullying, utilizando da exclusão, de piadas, ou outras atitudes com o objetivo de envergonhar o profissional.
Os motivos que levam a isso são parecidos com os da internet, como por exemplo as diferentes opiniões ou discordâncias na realização de determinadas atividades. Após esse acontecimento, ocorre o cancelamento por parte de algum colaborador, fazendo com ele se junte a mais profissionais e passe a excluir aquele colega de projetos e informações importantes.
Mas porque você deve se preocupar com o fato de um colaborador ser cancelado?
Em primeiro ponto, porque toda essa situação pode se tornar um assédio, pelos constrangimentos gerados, tornando a empresa responsável pelos acontecimentos. Em segundo ponto, porque o caso se resulta em um clima organizacional negativo, na baixa produtividade do profissional que está sendo atingido e até mesmo no aumento do índice de rotatividade de trabalhadores.
Como resolver o problema de ser cancelado?
É importante começar tendo uma cultura organizacional que favoreça a boa comunicação e o respeito. Oferecer aberturas para que possam relatar as ofensas também é uma das formas de mostrar o quanto a empresa está aberta para apoiar os colaboradores.
Lembre-se que o cancelamento pode partir das lideranças e por isso é importante mantê-los preparados para exercer, apenas de maneira respeitosa, o poder que possuem. Da mesma forma, ressaltamos que eles estão mais próximos da equipe, e por isso precisam ter um olhar observador para repudiar os comportamentos de bullying ou assédio. Sua empresa já faz essa política contra o cancelamento? Siga nossas dicas!
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