As novas estratégias de remuneração em tempos de crise: aposte na MERITOCRACIA

Fica quem entrega QUALIDADE! Seja no mercado B2B ou B2C, neste momento que
estamos enfrentando uma crise na saúde e, consequentemente na economia, vai sobreviver as
empresas que entregarem a excelência. Salários diminuídos, muitas pessoas sem emprego,
empresas precisando reduzir custos e se diferenciarem para sobreviver a este momento e,
qual a saída? Entregar qualidade!
Mas, como fazer isso? ABSORVENDO TALENTOS na sua equipe. Porém, esse é um
investimento muitas vezes caro, certo? E como fazer isso sem buscar ajuda de financiamentos
ou mesmo afetar demais o caixa da empresa? Talvez, criar NOVAS ESTRATÉGIAS DE
REMUNERAÇÃO possa ser uma saída.
Criar estratégias baseadas em uma remuneração mais moderna pode ser uma saída
para reter talentos e, se necessário, até contratar. Estamos vivendo em um momento em que
tudo que é novo está, de alguma forma, sendo mais aceito pelas pessoas afinal, o mundo está
mudando e todos estão aprendendo novas formas de viver nele por isso, acreditamos que
essas novas estratégias de remuneração podem ser mais facilmente aceitas pelas pessoas.

REMUNERANDO PELA MERITROCACIA
As políticas de reconhecimento são importantes para o crescimento de qualquer
empresa. Muito utilizada em outros países, cada dia mais ela vem ganhando espaço na
CULTURA ORGANIZACIONAL.
A meritocracia tem como princípio gratificar àquelas pessoas que se destacam em suas
funções e entregas muitas vezes, além da expectativa do gestor. Essas gratificações podem
ocorrer em forma de bônus (mensais, semestrais, anuais), participação nos lucros, comissões,
premiações, ILP (Incentivos de Longo Prazo) e, até mesmo, mudança de cargo/área ou
ocupação em posições superiores as atuais do profissional.
Para que isso seja possível ocorrer aspectos como desempenho, dedicação, entrega de
resultados, novas ideias, criatividade, batimento de metas, retenção de clientes deve ser
considerados para análise.
Mas, é preciso cautela para que essas remunerações ocorram de forma justa na
organização. Por isso é fundamental que, antes de tudo, a empresa tenha seu PLANEJAMENTO
ESTRATÉGICO muito bem definido para que, assim, seja definidos os INDICADORES que irão
permear essa meritocracia.

BENEFÍCIOS DA REMUNERAÇÃO POR MERITOCRACIA
Uma boa ESTRUTURA ORGANIZACIONAL depende de pessoas engajadas e motivadas.
E, no momento de crise em que todos estão inseguros e preocupados com o futuro das suas
empresas e carreiras, apostar na remuneração por meritocracia pode trazer mais confiança e
vontade nos seus colaboradores a buscarem novos negócios, ideias para a empresa e os
negócios afinal, dessa forma, todo mundo sai ganhando! Portanto, se torna uma oportunidade
de termos PROFISSIONAIS MAIS PRODUTIVOS E ENTREGANDO MAIS RESULTADOS.
Além disso, se torna um momento de IDENTIFICAR TALENTOS! As pessoas se sentindo
mais motivadas faz com que muitas, saiam da sua “zona de conforto” e busquem entregar o que elas têm capacidade, mas, nunca tiveram vontade. Felizes com o que ganham, talvez elas criam a crença de que, fazendo mais, nada vai mudar na vida delas dentro da empresa então,
para que fazer? Mas, quando ganham o mérito pelo que entregam, elas se sentem com mais
vontade de mostrarem realmente seus talentos.
Não só internamente, mas a meritocracia pode trazer benefícios externos como o
FORTALECIMENTO DA MARCA. Imaginem em meio a uma pandemia alguém fala para um
amigo: “nossa agora ganhamos na empresa por mérito”, quem não deseja isso? Quando isso
acontece, a empresa começa a ser reconhecida por uma empresa preocupada com o seu
colaborador e que investe nele. Isso traz um fortalecimento para a marca tanto como forma de
trazer novos talentos para a empresa como, do consumidor sentir mais reconhecimento pela
sua marca.

DICAS PARA IMPLEMENTAÇÃO DA MERITOCRACIA
Antes de tudo, precisamos entender que, se sua empresa nunca teve esse tipo de
remuneração, é necessária uma READAPTAÇÃO DE CULTURA. E, essa mudança de MODELO
MENTAL precisa vir “de cima para baixo” portanto, o papel dos GESTORES E LÍDERES será
fundamental, a bandeira precisa ser levantada por eles.
Além disso, é necessário um estudo aprofundado das POSSIBILIDADES DE BENEFÍCIOS
para isso, novamente se faz necessário o Planejamento Estratégico da empresa.
Avalie o mercado, as novas tendências e futuro da economia para fazer um
PLANEJAMENTO DE REMUNERAÇÃO compatível e possível ao seu negócio e aos seus
colaboradores afinal, se forem criados benefícios acima do que a empresa pode dar, estamos
dando um “tiro no pé” e, se criarmos metas inatingíveis, estaremos trabalhando na contra mão
para a motivação do seu CAPITAL HUMANO.
Seja transparente e faça algo para o COLETIVO. Se não mostrarmos a importância do
coletivo neste momento, esse processo vai virar uma competição individual em que, cada um
vai pensar no bem de si mesmo e não, da empresa.
Tenha uma boa AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO. As pessoas precisam de direcionamento
quando uma nova política é implantada na empresa para entenderem e serem ajudadas à
conseguirem alcançar o que é esperado.

O sistema de meritocracia agrega valor às pessoas e, consequentemente, aos
resultados dos negócios. Por ser um sistema complexo e às vezes difícil de ser implantado, ele
precisa ser muito bem definido e, principalmente transparente a todos.
Em meio a uma pandemia em que as empresas precisam reavaliar seus custos, ela
pode sim ser uma ótima saída para continuar à ENTREGAR QUALIDADE AO MERCADO que só é
possível se tivermos TALENTOS.
Concorda com esse modelo de remuneração e quer saber COMO IMPLANTÁ-LO?
Acesse nosso artigo sobre COMO FAZER A REMUNERAÇÃO VARIÁVEL NA SUA EMPRESA.
Boa leitura!

 

 
 
 

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