Confira em nosso Instagram, @psgestaodecarreira, a nova resenha que fizemos sobre esse tema!
Já falamos da importância de EQUIPES HETEROGÊNEAS como diferencial competitivo das empresas, se ainda não leu nosso artigo sobre isso clique aqui. E, quando falamos em CONTRATAR A DIVERSIDADE, não falamos apenas de pessoas diferentes de gênero, raça, classe social, mas também, de idade e experiência de mercado.
É importante frisar que as diferenças desses profissionais por TRAINEE, JÚNIOR, PLENO OU SÊNIOR têm mais a ver com a evolução profissional a partir das experiências adquiridas ao longo dos anos de trabalho e sua maturidade diante disso, do que com a idade do mesmo.
Por isso, é muito importante você entender um pouco cada profissional em cada fase sua de experiência, compreender como trazer o melhor de cada um deles e, principalmente, como fazê-los trabalharem juntos de forma eficaz.
CONTRATANDO TRAINESS
O futuro chega cada dia mais veloz e, com ele, a TECNOLOGIA E INOVAÇÃO vão sendo cada vez mais presentes e inevitáveis. CONTRATAR TRAINEES portanto, é ter a oportunidade de formar profissionais muito preparados para esse futuro.
“Aquele que está treinando” é o que descreve os programas de Trainees, ou seja, são programas direcionados aos jovens que estão em fase final da faculdade ou até recém-formados. O objetivo é justamente treinar essa turma que está com um gás enorme para produzir e que ainda não tem tanta experiência, para serem os FUTUROS LÍDERES das organizações.
A grande vantagem de contratar esses profissionais é que eles trazem o que chamamos de “sangue novo” para a empresa, com uma cabeça cheia de ideias e novidades. Isso pode gerar grandes INOVAÇÕES e NOVOS NEGÓCIOS para a empresa, além de tirar àqueles antigos profissionais da “zona de conforto”. Além disso, por serem pessoas sem muita experiência, eles não vêm como muitos vícios do mercado e aí, a organização pode “moldá-los” mais na sua cultura e valores.
Por último, você pode através de um “JOB ROTATION”, desenvolver neste trainee uma visão mais geral do negócio, ajudando a desenvolver uma das habilidades necessárias que um bom gestor precisa ter: VISÃO MACRO E ESTRATÉGICA DO NEGÓCIO.
Mas, essa turma só pode ser contratada se existe uma LIDERANÇA pronta para desenvolvê-los e programas efetivos de capacitação. Caso contrário, você estará trazendo para dentro da sua empresa pessoas frustradas e gerando poucos resultados afinal, eles têm sede por aprendizado e entrega e, quando estão em empresas que isso não é possível, se tornam IMPRODUTIVOS ou acabam saindo rápido da organização gerado altos custos para o empregador.
A DIFERENÇA ENTRE TRAINEE E JUNIOR
Muitas empresas possuem o programa de Trainee e, algumas, preferem para a contratação do JUNIOR.
A grande diferença entre os dois é a questão da experiência técnica (o Junior já vem com alguma experiência da área específica) e, dos programas de treinamento (normalmente no trainee existe o Job Rotation e, no Junior, não). Algumas empresas tem um ou outro, mas, grandes empresas, possuem o cargo de Trainee e, depois de um tempo, ele assume o cargo de Junior (e aí ele fica mais focado em uma área específica da empresa).
O PROFISSIONAL PLENO
Às vezes se torna difícil compreender até aonde estamos lidando com o PROFISSIONAL JUNIOR e com o PLENO. Até mesmo para os mais experts de RH’s essa definição é difícil porque ela varia muito de empresa para empresa.
Mas, existem alguns conceitos básicos que ajudam a definir melhor quem é esse PROFISSIONAL PLENO:
As vantagens de se ter esse profissional na empresa é que, são pessoas que não chegaram ainda no ápice de suas carreiras e almejam por isso portanto, estão a pleno vapor de MOTIVAÇÃO e PRODUÇÃO para alcançar os CARGOS DE SENIORIDADE. Além disso, são profissionais que podem complementar muito o trabalho do gestor uma vez que, pelas suas habilidades técnicas e comportamentais, já conseguem participar de reuniões e projetos mais estratégicos ajudando ao gestor na tomada de decisão.
E, com essas habilidades, conseguem tocar alguns projetos sozinho, liberando mais tempo do gestor para cuidar dos projetos mais estratégicos. E, muito importante também, eles conseguem ajudar no treinamento e desenvolvimento dos colaboradores Junior.
O PROFISSIONAL CONSIDERADO SÊNIOR
Como disse anteriormente, o profissional enquanto TRAINEE, JUNIOR, PLENO E SÊNIOR se diferenciam muito mais pelas COMPETÊNCIAS TÉCNICAS e TEMPO DE EXPERIÊNCIA, do que propriamente pela idade.
Com mais tempo de casa, esse profissional tende a conhecer melhor os processos da empresa, a sua área de atuação e as engrenagens que movimentam sua empresa. Com isso, ele consegue apoiar as decisões estratégicas ou mesmo ser capaz dele mesmo tomar essas decisões.
Trata-se então, de um profissional com muita autonomia, sendo especialista no setor que trabalha, com capacidade de gerenciar projetos e acompanhar equipes.
Um grave erro cometido pelas empresas é dar o “título” de sênior ao profissional apenas por ele ter tempo de casa e, isso pode gerar grande insatisfação em quem realmente performa na sua empresa. Afinal, é muito possível você ter profissionais mais novos (de empresa e de idade) que possuam competências de senioridade e, ao perceberem que não são valorizados como os que tem mais tempo de casa ou mesmo, são equiparados à esses (quem possuem tempo na empresa mas, não possuem a competências necessárias), se sintam desvalorizados e saiam da sua empresa. Portanto, reconhecer a senioridade apenas pelo tempo de casa do profissional, pode ser uma maneira de ESTAGNAR O CRESCIMENTO DO SEU NEGÓCIO.
Agora que já sabe a diferença de cada um desses profissionais e a importância de cada uma na sua equipe, vale a pena pensar em investir em todos esses tipos de profissionais. Com uma equipe mais diversificada, você consegue preencher todos os possíveis gargalos que sua organização tem e, consequentemente, conseguir um AUMENTO NA PRODUTIVIDADE a partir de uma ESTRUTURA PROFISSIONAL mais eficiente.
Vale pensar na importância de, para conseguir ter essa equipe, compor um processo de RECRUTAMENTO E SELEÇÃO POR COMPETÊNCIA, qualificando mais os setores da sua empresa e assim, conseguindo atrair e reter os talentos alinhados com as exigências da empresa.
A Paola Salgado Gestão de Carreiras oferece os melhores conteúdos para promover transformações no ambiente corporativo, buscando sempre eficiência em processos e, especialmente, em resultados.
© 2020 Paola Salgado – Gestão de Carreira.