Desde que as empresas tiveram permissão para retornar ao trabalho presencial, algumas pessoas começaram a se questionar se manter a equipe nesse modelo de trabalho não seria um impedimento para o aprendizado e desenvolvimento de cada um dos colaboradores. Quando falamos de um estagiário então, que precisam ainda mais de uma atenção especial de seus líderes e supervisores, os questionamentos se intensificam.

Quer saber se é possível ou não treinar um estagiário em Home Office? Continue a leitura conosco!

O que os executivos pensam sobre isso

Para analisarmos melhor a situação, vamos começar pela opinião dos responsáveis por esses treinamentos. 

Uma empresa chamada Companhia de Estágios fez uma pesquisa envolvendo 296 líderes de RH de todo o Brasil, onde apontou que 50,3% dos executivos acreditam que os estagiários trabalham e se desenvolvem melhor presencialmente. Os principais pontos que eles apontaram como justificativa foram a dificuldade do treinamento remoto, assim como o entrosamento desses estudantes com a cultura do negócio.

Olhando pelo lado dos estagiários, e até mesmo de outros trabalhadores, permanecer em casa ainda é uma grande vontade da maioria das pessoas. O estudo da FEA-USP em 2021 confirmou isso, mostrando que 81% dos trabalhadores sentem ter maior produtividade trabalhando em home office. Entretanto, isso não descarta as distrações que esse ambiente pode oferecer.

estagiário

Tudo isso significa que treinar um estagiário em Home Office não é uma boa opção?

Tudo vai depender dos seus objetivos, estrutura e preparação para isso. Até porque realizar esses treinamentos em casa também oferece vantagens como a flexibilidade, economia de tempo e recursos. 

Para que o treinamento de estagiários online dê certo, você vai precisar pensar em algumas coisas importantes:

Se o objetivo da sua empresa é seguir com o Home Office, esses cuidados já são suficientes para que tudo dê certo. Entretanto, se nesses treinamentos você precisa acompanhar cada detalhe do que está sendo feito, talvez o trabalho híbrido também seja uma boa opção.

Esses momentos de encontro presencial são importantes especialmente para aquelas atividades que fluem melhor quando toda a equipe está reunida, presencialmente. Mas para que isso dê certo, é função do líder se programar e sinalizar para o seu time o que deve ser feito em casa e o que deve ser feito na empresa.

Você pode aproveitar esses encontros também para promover a socialização dos demais colaboradores com esse estagiário. Assim ele se sentirá mais à vontade para fazer perguntas e trocar conhecimento, o que é fundamental para que ele realize o trabalho com mais facilidade e se identifique com a cultura, ao longo do tempo.

Gostou do nosso artigo?

Em nosso blog temos muitos outros como esse, que irão ajudar na gestão de pessoas da sua empresa. Clique aqui para acessar!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *