Turnover: como calcular e quais medidas à serem tomadas para diminuir esse indicador

CALCULAR O TURNOVER muitas vezes parece difícil portanto, vamos te passar uma continha básica para ajudar!

PASSO A PASSO PARA CALCULAR A TAXA DE TURNOVER DA SUA EMPRESA

 

            A conta é simples, mas, primeiramente, você precisa definir se vai avaliar dentro de um período de seis meses, 12 meses ou outro número. Isso você irá decidir de acordo com o PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO da sua empresa.

            Para calcular, basta usar a seguinte regra:

 

            Rotatividade =   contratados + demitidos

                                                           2

                                    ________________________

                                               Total de funcionários

 

Contratados: número de colaboradores admitidos pela empresa no período que definiram para análise;

– Demitidos: funcionários desligados neste mesmo período;

– Total de Funcionários: total de funcionários que existem na empresa no final deste período (ou seja, final do período anterior ou inicial do período atual).

 

ATENÇÃO: esse cálculo é para chegar ao número de turnover total porém, existem outros indicadores importantes que ajudarão na sua análise de turnover:

 

  • HEADCOUNT: indicador do total de funcionários ao longo do tempo;
  • TURNOVER ADMISSIONAL: indicador de taxa de rotatividade admissional;
  • TURNOVER DEMISSIONAL: indicador de taxa de rotatividade demissional;
  • TURNOVER DEMISSIONAL RECÉM CONTRATADOS: indicador de taxa de rotatividade de recém contratados nos últimos 6 meses;
  • MOTIVOS DE DESLIGAMENTO.

Agora que já sabe COMO CALCULAR O ÍNDICE DE TURNOVER, está na hora de compreender os motivos e, se não sabe como fazer isso, dê uma olhada no nosso post sobre OS TIPOS DE TURNOVER E PORQUE ELE OCORRE.

Agora, está na hora de você entender algumas medidas que você pode e deve tomar para diminur cada vez mais esse indicador na sua empresa.

QUAIS AÇÕES PODEM AJUDAR À DIMINUIR O TURNOVER DA SUA EMPRESA?

 

            Antes de tudo, lembre-se que 10 pessoas podem sair da sua empresa ao mesmo tempo e, com 10 causas totalmente diferentes portanto, sempre busque a causa efetiva da saída de um colaborador. Para isso, é importante fazer a ENTREVISTA DEMISSIONAL. Mas hoje, essas entrevistas são infelizmente mais como “praxe” porque todo mundo faz, do que ela realmente é feita pela importância que ela tem.

 

PROCESSOS DE RECRUTAMENTO E SELEÇÃO MAIS ASSERTIVOS       

 

Comece à buscar pessoas mais condizentes com o perfil do cargo e, principalmente, com a culturas e os valores da empresa. Muitos problemas de turnover estão ligados diretamente à um PROCESSO DE RECRUTAMENTO E SELEÇÃO INEFICAZ.

Se você não se sente preparado ou mesmo não tem tempo para desenvolver um processo mais estratégico, contrate uma empresa terceirizada especialista nisso.

 

ELABORE UM PLANO DE CARREIRA PARA OS SEUS COLABORADORES

 

As pessoas hoje buscam trabalhar por um propósito e, elas querem entender se conseguem atingir ou não esse propósito na empresa que trabalha.

Além disso, esse plano ajuda à você e ao colaborador criarem um PLANO DE DESENVOLVIMENTO INDIVIDUAL para que ele cresça, gere mais resultados e, consequentemente, se sinta mais motivado.

 

APRIMORE A COMUNICAÇÃO INTERNA

 

            Deixe seus colaboradores bem informados sobre tudo. Não deixe-os com insegurança sobre o futuro deles e da empresa. Mais ainda, faço-os se sentirem parte da história que está sendo construída.

 

CRIE A CULTURA DO FEEDBACK

 

            Saiba ouvir mais os colaboradores e, principalmente, ajude-os também à como progredirem como pessoas e profissionais.

 

RECONHEÇA SEUS TALENTOS E INVISTA NELES

 

            Existem várias formas de se fazer isso, nem sempre reconhecimento precisa estar atrelado a aumento de salário. Saiba compreender quem são seus talentos, reconheça-os. Além deles se sentirem ainda mais motivados, você começa à fazer com que outros colaboradores queiram também performar e serem vistos pela empresa.

 

 

        

 É importante frisar que um certo índice de Turnover é esperado e até “normal”, por isso é importante olhar para ele sempre e, se ele aumentar ou diminuir, você possa compreender o que está ocorrendo ou mesmo, o que foi feito que está gerando uma resposta positiva nas pessoas e, consequentemente, diminuindo esse índice.

 

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