Toda empresa, em algum momento, precisa passar por processos de recrutamento e seleção com o intuito de levar ao negócio novos talentos. Nesse processo, o candidato que preenche a vaga de emprego deve ter, além de capacidades técnicas, competências e habilidades específicas, uma boa identificação com a cultura organizacional. Afinal de contas, para fazer com que o profissional permaneça em sua empresa por mais tempo, é preciso garantir que naquele local ele se sinta confortável e que ele acredite nos valores e objetivos da empresa.

Antes de chegar ao momento de selecionar o colaborador, o seu negócio deve entender quem é esse profissional que ele procura e decidir a nomenclatura que será utilizada para a divulgação da vaga. Escolher o nome errado, pode gerar uma comunicação incorreta entre o candidato e a empresa. Quer entender o motivo e descobrir como definir a nomenclatura certa para uma vaga de emprego? Continue lendo o nosso artigo!

Mudanças no mercado e nas vagas de emprego

Se analisarmos bem o mercado de alguns anos atrás até hoje, perceberemos o quanto alguns cargos estão mudando, enquanto outros estão surgindo. Na área da comunicação por exemplo, o uso das redes sociais para ligar empresas a pessoas aumentou, levando ao surgimento de profissões como social media e gerando novas expectativas acima de profissionais como redatores, que se antes produziam textos apenas para blogs e conteúdos para serem impressos, agora escrevem também para se comunicarem com o público das redes sociais.

Isso se refletiu em outros setores do mercado como o de investimentos, com o surgimento do Investidor Day Trader, na área de tecnologia, com o Engenheiro de Dados, Especialistas em Inteligência Artificial (IA), entre outros. Se as necessidades humanas e das empresas em geral mudaram, nada mais certo do que esperarmos também grandes mudanças na hora de analisarmos cada vaga de emprego.

Mas será que a nomenclatura escolhida realmente faz diferença? A resposta é sim!

A importância da nomenclatura certa para a vaga de emprego

Antes mesmo de pensar na forma ideal de assinar a carteira de um profissional, precisamos retornar ao início, no momento de atração no processo de recrutamento e seleção. A definição dos nomes a serem utilizados nesse momento são tão importantes quanto a descrição da vaga de emprego. A nomenclatura que você escolher para representar aquela vaga, é o que irá definir o perfil e as características dos profissionais que irão se candidatar. No setor comercial, por exemplo, existem cargos um pouco semelhantes, mas que, com a escolha errada do nome, podem interferir no recrutamento, como no caso do vendedor e o profissional de prospecção de clientes.

Enquanto o prospector de clientes tem o trabalho de analisar, estruturar os novos leads e fazer pesquisas, os vendedores ficam responsáveis apenas pela etapa final, de contato com o comprador. Considerando que ambos os profissionais têm sua importância, deixar claro qual deles você procura evita desentendimentos e ajuda a garantir que os candidatos serão capacitados especificamente para aquela função.

Como definir então a nomenclatura de uma vaga de emprego?

O primeiro passo para definir a nomenclatura correta da vaga é entender exatamente a necessidade da empresa e o que ela está buscando naquele colaborador. Em qual setor, dentro do negócio, o profissional irá atuar? Quais habilidades e competências ele deve ter? É natural, ao perceber a necessidade de contratação, definirmos a primeiro momento o nome ideal para aquele cargo baseando-se nas definições já existentes dentro da corporação e comparando ao que vemos com frequência no mercado. Porém, se pensarmos em todas essas mudanças tecnológicas e nas formas de trabalho, veremos que é preciso respondermos primeiro a essas perguntas, já que as vagas podem ser um pouco mais complexas e específicas do que imaginamos. 

Se você quer entender ainda mais sobre as nomenclaturas, confira mais vídeos em nosso canal do YouTube!

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