Atuar na área de vendas não é nada fácil. Muitas metas a bater, pressão para atingi-las, pressão para comandar essa equipe de vendas e, principalmente, para fazer parte dela. Apesar de ser comum e aparentemente necessário esse clima, é preciso ter cuidado para que ele não se torne prejudicial para a saúde mental dos colaboradores.
No artigo de hoje vamos mostrar o impacto que tudo isso pode trazer e como evitar as consequências negativas para a sua equipe. Continue a leitura conosco para descobrir.
Uma função importante mas que precisa de cuidados
A equipe de vendas é parte fundamental de uma empresa, já que o seu trabalho é estar na linha de frente apresentando e vendendo produtos e serviços, além de fidelizar clientes. Considerando essa responsabilidade, se torna comum o estresse, a pressão e as cobranças em excesso, o que favorece uma saúde física e mental debilitada.
Um relatório apresentado pela Organização Internacional do Trabalho mostrou como o ambiente de trabalho estressante pode influenciar distúrbios psicossociais (depressão, ansiedade, transtorno do pânico, etc) e doenças cardiovasculares, diabetes, hipertensão e distúrbios gastrointestinais. Obviamente, tudo isso leva a um menor desempenho dos profissionais, resultados abaixo do esperado e insatisfação com a empresa.
Nenhum time de vendas pode estar nessas condições, não é mesmo? Então o que fazer para não deixar que o comando dessa equipe não vire um problema?
Continue a leitura para descobrir!
Como manter a saúde mental da sua equipe de vendas?
Antes de darmos nossas dicas, é importante ressaltar que existem vários fatores que podem ser prejudiciais dentro desse ambiente como a competição não-saudável, o desgaste gerado pelo contato com o cliente, uma gestão não eficaz e o fato dos colaboradores não estarem preparados para essa função. Entendendo o que pode causar isso, chegou o momento de tomar as medidas certas para proteger a saúde mental dessas pessoas.
Veja o que você pode fazer:
Comece revendo a sua gestão
Nós sabemos que ser um gestor comercial não é algo fácil, assim como as demais profissões. Ser líder vai muito além da distribuição de tarefas. Um bom gestor deve ter empatia e estar pronto para lidar com seus liderados de forma que eles não se sintam prejudicados e menosprezados, mas sim reconhecidos e dispostos a fazer o que for preciso para o crescimento da empresa. Esse é um ponto muito importante para ressaltar, principalmente porque as vendas do seu negócio dependem desse grupo, por isso eles precisam estar dispostos a isso.
Algumas pessoas acreditam que os vendedores são motivados apenas por recompensas financeiras, mas estamos vendo, principalmente em nosso dia a dia, profissionais da área comercial deixando de receber maiores salários por uma boa qualidade de vida em outra empresa. Da mesma forma que isso mudou, a estratégia que você vai utilizar para incentivá-los também deve ser diferente, então encontre aquilo que realmente é benéfico para a sua equipe e mude essas vantagens sempre que perceber que essa é uma necessidade.

Reveja a cultura e os processos de trabalho
Quando falamos de mudanças dentro do ambiente corporativo, é fundamental avaliar tudo por diversos ângulos. Se você está percebendo uma baixa motivação ou desempenho entres os colaboradores, reveja se a cultura da empresa, os processos, planos de cargos e bonificações estão gerando ou não o desempenho saudável dessas pessoas.
Se as suas metas e bonificações, por exemplo, estão estimulando uma competição desleal e que não favorece a todos, sendo fora da realidade, talvez seja a hora de buscar novas opções. Da mesma forma, se os processos de trabalho não oferecem mais tranquilidade e praticidade para a equipe, é preciso rever o que precisa ser feito para que ninguém se sinta sobrecarregado e para que a comunicação, dentro desse processo, não seja falha.
Incentive sua equipe comercial a também buscar o equilíbrio físico e emocional
Mesmo com toda a estrutura necessária e o cuidado da empresa, sem o preparo dos profissionais, ainda sim é possível ter problemas. Para uma pessoa que atua na área de vendas, desenvolver a inteligência emocional e cuidar da saúde é o mínimo a ser feito.
Passar por situações que geram desconforto, como no atendimento ao cliente, e enfrentar diferentes desafios, exige maior controle emocional e por isso todos precisam desenvolvê-lo. Como você pode ajudar nisso? Oferecendo treinamentos de inteligência emocional e preparo a todos para as diferentes situações que podem acontecer no dia a dia de atendimento.
Pessoas saudáveis também têm melhores resultados, então garanta que os colaboradores estão bem e se cuidando. Você pode fazer isso acompanhando e incentivando a prática de exercícios físicos, o atendimento psicológico através da terapia, momentos de relaxamento e descontração, entre outras atividades de bem-estar.
Hoje já existem planos para empresas que possibilitam que os profissionais façam academia e pratiquem esportes com um grande desconto. Disponibilize isso para a sua equipe de vendas.
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